O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai realizar sua primeira viagem internacional neste ano logo após o Carnaval. Ele estará no Egito entre 15 e 16 de fevereiro e seguierá para a Etiópia, onde permanece entre os dias 17 e 18. As informações são do R7, parceiro nacional do Portal Correio.
Como mostrou o R7, durante 2024, o chefe do Executivo deve concentrar os compromissos pelo Brasil com foco nas entregas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e eleições municipais.
No Cairo, capital do Egito, Lula vai se encontrar com o presidente Abdel Fattah al-Sisi. A reunião acontece meses depois do apoio egípcio para a retirada de brasileiros e familiares da Faixa de Gaza, que está em situação de conflito com Israel. No ano passado, o chefe do Executivo deve concentrar os compromissos pelo Brasil e defendeu a criação de uma espécie de corredor humanitário para a saída dos estrangeiros da região, o que foi atendido.
Na sequência, Lula vai para Adis Abeba, capital da Etiópia, para participar da reunião de chefes de Estado e de governo da União Africana. Desde 2023 a organização internacional é membro permanente do G20, grupo que reúne as 19 economias mais ricas do mundo e a União Europeia.
O G20 é presidido pelo Brasil neste ano. O país vai ser o anfitrião da cúpula de chefes de estado do grupo, previsto para acontecer em novembro, no Rio de Janeiro. O lema da gestão é “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”, com foco no combate à fome, à pobreza e à desigualdade; reforma da governança global; e dimensões do desenvolvimento sustentável — econômica, social e ambiental.
Em seguida, Lula deve visitar a Guiana. O país será sede da cúpula anual do Mercado Comum e Comunidade do Caribe (Caricom), na última semana de fevereiro. A viagem ocorre sob o contexto de tensão entre o Guiana e Venezuela, do ditador Nicolás Maduro, sobre Essequibo, região fronteiriça entre as duas nações, que é rica em petróleo.
2023
Lula terminou 2023 tedo viajado a 24 países, ficando 75 dias fora do Brasil. Durante sua ausência, o vice, Geraldo Alckmin, assumiu a Presidência da República. O petista não saiu do Brasil apenas em março e outubro, sendo esse último mês o período em que se recuperava de uma cirurgia no quadril direito, realizada no fim de setembro. O procedimento, considerado de baixo risco, incluiu a inserção de uma prótese híbrida.
O presidente teve agendas oficiais em 18 estados do Brasil em 2023. O levantamento feito pelo R7 considerou 26 unidades federativas, já que o local de trabalho e a residência oficial do presidente da República é Brasília, no Distrito Federal. Lula disse que pretende visitar todos os estados brasileiros ainda no primeiro semestre de 2024.
Em janeiro, Lula esteve em São Paulo, no dia 12, em Salvador, na Bahia, e Recife, em Pernambuco, no dia 18, e Fortaleza, no Ceará, no dia 19. O presidente voltou para a capital paulista no dia 25, aniversário da cidade de São Paulo. Nesta sexta-feira (2), Lula esteve em Santos e São Bernardo do Campo. O Palácio do Planalto planeja uma viagem para Minas Gerais na próxima semana.
Da Redação
Do Portal Umari
Com R7, em Brasília