No alerta laranja, que abrange 87 cidades, a informação é sobre perigo de “chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos, alagamentos e de descargas elétricas.”
O Inmet orienta que “em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).”
Nos alertas amarelos, há previsão de “chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.”
As orientações do Inmet são as mesmas, com exceção dos aparelhos eletrônicos. “Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada”, diz o Inmet, sem mencionar que seja necessário desligá-los, no caso da área sob alerta amarelo.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Parlamento PB





