Últimas Notícias

Colégio da Polícia Militar em João Pessoa lança edital com 148 vagas para estudantes

 

As inscrições para o Colégio da Polícia Militar estarão abertas entre os dias 29 de outubro e 8 de novembro de 2024, das 8h às 16h, na secretaria do CPM, no Mangabeira VII, em João Pessoa.

Foi publicado edital com 148 vagas para o Colégio da Polícia Militar Estudante Rebeca Cristina Alves Simões (CPM), localizado em João Pessoa. As inscrições estarão abertas entre os dias 29 de outubro e 8 de novembro de 2024, das 8h às 16h, na secretaria do CPM, no Mangabeira VII, em João Pessoa.

As vagas são destinadas à 1ª série do Ensino Médio Técnico Integrado e aos 6º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II. O Governo da Paraíba lançou o edital para o processo seletivo de admissão de novos alunos para o ano letivo de 2025.

Vagas

As vagas serão distribuídas em 60% para filhos e netos de policiais militares da Paraíba e 40% para ampla concorrência. Além disso, 5% das vagas são reservadas para pessoas com deficiência (PcD), em conformidade com o Decreto Federal n.º 3.298/99, desde que cumpram os requisitos estabelecidos no edital. O responsável legal pelo candidato, que pode ser pai, mãe, avô, avó ou tutor legal, deverá entregar a documentação exigida no ato da inscrição.

Se o número de inscritos ultrapassar a quantidade de vagas disponíveis, será realizado um sorteio público nos dias 4 e 5 de dezembro de 2024.

Documentos para inscrição

No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar a seguinte documentação: declaração original da escola de origem comprovando o ano/série que o aluno está cursando em 2024, original e cópia do RG e CPF do responsável legal, original e cópia da certidão de nascimento do candidato, além de RG e CPF. Para filhos ou netos de policiais militares, é necessário apresentar a cópia da identidade funcional do militar, e, se aplicável, certidão de óbito ou comprovante de dependência legal. Os candidatos PcD devem apresentar laudo médico atualizado.

Prova escrita

O processo seletivo será dividido em duas fases, sendo a primeira fase uma prova escrita de caráter eliminatório e classificatório. A segunda fase será a entrega dos documentos exigidos para matrícula.

Base educacional

A escola é vinculada à Polícia Militar da Paraíba, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB). As unidades do Colégio da Polícia Militar oferecem uma educação pautada nos princípios da disciplina, ética e cidadania, em conformidade com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Além das disciplinas tradicionais, os estudantes participam de atividades complementares voltadas para a formação integral, como palestras, práticas esportivas e projetos voltados para a valorização da cultura e da segurança pública.

Cursos e vagas para familiares de militares

Para a 1ª série do Ensino Médio Técnico Integrado, o CPM oferece os cursos de Técnico em Informática para Internet e Técnico em Programação de Jogos Digitais. As vagas para filhos e netos de policiais militares são divididas em 12 vagas para o curso de Informática para Internet e 8 para Programação de Jogos Digitais. Na ampla concorrência, são ofertadas 29 vagas para Informática para Internet e 19 para Programação de Jogos Digitais.

Para o Ensino Fundamental II, são ofertadas 66 vagas para o 6º ano, sendo 40 destinadas a filhos/netos de policiais militares e 26 para ampla concorrência. No 8º ano, há 1 vaga para filhos/netos de policiais militares, e no 9º ano, 3 vagas, sendo 2 para filhos/netos de policiais e 1 para ampla concorrência.

Calendário

A lista definitiva de inscritos deve ser divulgada no dia 20 de novembro, no Diário Oficial do Estado e no site da PMPB. Já as matrículas dos aprovados serão realizadas de 13 a 17 de janeiro de 2025, na Secretaria do Colégio da Polícia Militar.

Da Redação

Do Portal Umari

Com Click PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.