O G20 vai reunir chefes de Estado das 19 maiores economias do mundo, mais a União Africana, União Europeia, e outros líderes de países convidados. Entre a manhã de sábado (16) e a tarde deste domingo (17), autoridades já desembarcam no Rio de Janeiro. O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, chegou no sábado e se reuniu com o presidente Lula.
No mesmo dia, outros chefes de Estado chegaram para a reunião, entre eles o presidente do Chile, Gabriel Boric; da Colômbia, Gustavo Petro; a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni (que foi a primeira a chegar); e o Príncipe de Abu Dhabi e presidente dos Emirados Árabes, Mohamed bin Zayed Al Nahyan.
Ao longo deste domingo mais líderes se juntaram ao encontro, o anfitrião brasileiro se reuniu com presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa e também com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que disse “Grande importância estratégica e econômica”, sobre a reunião.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou por volta das 21h30 no Rio de Janeiro. O democrata embarcou em direção à cúpula após uma passagem inédita por Manaus.
Estão previstas as chegadas ao Brasil dos chefes de Estado do México, Claudia Sheinbaum; da Espanha, Pedro Sánchez; e do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, nas primeiras horas da segunda-feira (18), dia do início da Cúpula do G20.
Da Redação
Do Portal Umari
Com CNN