Últimas Notícias

Anvisa amplia número de pomadas capilares proibidas; veja lista

 Produtos estavam causando efeitos indesejados como cegueira temporária, forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou a comercialização de 47 pomadas para fixar ou modelar cabelos por não atenderem aos critérios estabelecidos para essa categoria de cosméticos.

Os produtos irregulares estavam provocando efeitos indesejados como cegueira temporária (perda temporária da visão), forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.  

De acordo com a Anvisa, apenas os produtos regularizados podem ser fabricados e vendidos e o descumprimento dessa norma é considerado uma infração sanitária, sujeita a penalidades que incluem multa, cancelamento de registro, interdição do estabelecimento. 

CLIQUE AQUI E VEJA OS PRODUTOS CANCELADOS

“Nossa recomendação, aos inspetores sanitários da Agevisa/PB e aos profissionais das Vigilâncias Sanitárias dos municípios paraibanos, é que apreendam quaisquer desses produtos que porventura sejam encontrados na Paraíba, especialmente durante o período de Carnaval”, alertou o diretor-geral da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB), Geraldo Moreira de Menezes. 

Casos de infecção

Em 2023, somente na cidade do Rio de Janeiro foram registrados, em apenas quatro dias (23 a 26 de dezembro), um total de 116 casos oftalmológicos relacionados ao uso de pomadas para cabelo. No início de 2025, entre os dias 1º e 31 de janeiro, foram registrados 21 casos de lesões oculares em decorrência do uso de pomadas para fixar e trançar cabelos no Estado de Pernambuco, treze deles em Recife, um em Jaboatão dos Guararapes, quatro em Olinda, dois em Paulista e um em Sirinhaém.

Da Redação

Do Portal Umari

Com Portal Correio

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.