Uma operação conjunta das forças de segurança está cumprindo, desde a madrugada desta quinta-feira (20), mandados de prisão, busca e apreensão na divisa entre a Paraíba e Pernambuco.
Como trouxe o ClickPB, a operação ‘Divisa Integrada II’ tem como um de seus principais objetivos combater o tráfico de drogas na cidades que estão localizadas ao longo de toda a divisa entre os dois estados.
De acordo com informações da Secretaria de Segurança de Pernambuco, a operação contou com a participação de 1.151 agentes.
Até a publicação desta matéria, na Paraíba, a operação acontece nas cidades de Teixeira e Umbuzeiro, enquanto em Pernambuco, nos municípios de Goiana, Santa Cruz do Capibaribe e São José do Egito.
Além dos mandados de prisão, buscas e apreensões, a ‘Divisa Integrada II’ está reforçando o policiamento em áreas com maior índice de criminalidade, como também realizando abordagens em pontos críticos da região, com o objetivo de desarticular grupos que operam nas áreas da divisa estadual.
De acordo com o secretário-executivo da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Lamark Donato, “a criminalidade não respeita fronteiras, e nós também não vamos permitir que ela aja com impunidade ao longo da divisa entre Pernambuco e Paraíba. A integração de nossos esforços vai garantir que os cidadãos possam viver e se deslocar por essa região com mais segurança e tranquilidade”, afirmou.

Além das abordagens terrestres, os Grupamentos Táticos Aéreos (GTA) dos dois estados prestam apoio aéreo, reforçando as rondas e o cumprimento dos mandados.
Em Pernambuco, a Polícia Civil cumpre 25 mandados de prisão e 76 de busca e apreensão. “Estamos atuando de forma integrada, com ações na Zona da Mata, no Agreste e no Sertão. Nossas equipes já conseguiram efetuar importantes prisões, apreenderam armas, veículos, dinheiro e drogas“, informou a delegada-geral adjunta de Pernambuco, Beatriz Leite.
A operação conta também com o apoio do Corpo de Bombeiro Militar e de integrantes da Polícia Científica.
Até o momento, não há detalhes da quantidade de mandados expedidos na Paraíba. No entanto, foi detalhado pela Secretaria de Segurança Pública de Pernambuco que a operação seguirá ao menos até amanhã (21).
O ClickPB entrou em contato com a Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (SSDS-PB), mas até a publicação desta matéria, não obteve resposta.

Da Redação
Do Portal Umari
Com Ascom SDS-PE