Últimas Notícias

AVANÇO NA MEDICINA: Tecnologia de ponta chega à saúde pública da Paraíba e robô opera no Laureano; entenda como

 

Hospital Napoleão Laureano, referência no tratamento do câncer na Paraíba, confirmou a integração do robô cirúrgico Da Vinci Xi ao atendimento majoritariamente voltado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em maio deste ano. De lá para cá, ele já foi utilizado para auxiliar 55 cirurgias.

Os procedimentos iniciais focaram em casos de câncer de próstata e rim. O investimento de R$ 14 milhões foi custeado integralmente pela Fundação Napoleão Laureano (FNL), que garantiu que 90% das cirurgias realizadas com o robô serão destinadas a pacientes do SUS.

O que muda para o paciente

O Da Vinci Xi é o modelo mais avançado do mundo em cirurgia minimamente invasiva. Ele não opera de forma autônoma: o robô reproduz os movimentos das mãos do cirurgião com precisão ampliada, eliminando tremores e alcançando regiões de difícil acesso.

Entre os principais benefícios estão:

  • Mais precisão: movimentos exatos e visão tridimensional do campo cirúrgico;
  • Menor tempo de internação: cortes menores reduzem a perda de sangue e aceleram a recuperação;
  • Menor risco de complicações: a abordagem minimamente invasiva preserva mais tecidos saudáveis.

Marco para o Nordeste

A Paraíba se junta a um movimento de modernização da medicina no Nordeste.
Em setembro de 2024, o Instituto do Câncer do Ceará (ICC) se tornou o primeiro hospital filantrópico da região a oferecer cirurgias robóticas pelo SUS. Pouco depois, em maio deste ano, o Hospital Samur, na Bahia, realizou a primeira cirurgia robótica fora das capitais nordestinas.

Com o novo convênio e o histórico de uso em maio, o Hospital Napoleão Laureano firma a Paraíba como um centro de alta complexidade, garantindo que a precisão cirúrgica de R$ 14 milhões chegue a quem mais precisa.



Com Polêmica Paraíba

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.