A operação foi realizada por uma força-tarefa composta pelo Ministério Público da Paraíba, Gaeco, Polícia Civil, Polícia Federal, Grupo de Operações Especiais (GOE) e com apoio das forças de segurança do Rio de Janeiro. O objetivo foi desarticular uma organização criminosa com atuação interestadual, especialmente no núcleo financeiro da facção.
“Quero parabenizar o Ministério Público, a Polícia Civil, a Polícia Federal, o GOE e também as forças de segurança do Rio de Janeiro pela Operação Asfixia. Esta ação mostra que, quando o poder público atua de forma articulada, é possível dar respostas firmes ao crime organizado. Precisamos barrar essas ações enquanto ainda há tempo”, declarou Luiz Couto.
A operação ocorreu em Cabedelo (PB), onde, segundo o promotor Octávio Paulo Neto, coordenador do Gaeco, afirma que a cidade “está tomada pelo tráfico”, com forte influência de facções que atuam dentro e fora das instituições públicas.
O deputado Luiz Couto alertou que o problema é grave, não é isolado e que vários municípios paraibanos vivem situação semelhante, com presença do crime organizado dentro das administrações públicas, influenciando decisões, ameaçando lideranças e desviando recursos públicos.
“O crime organizado não se limita ao tráfico de drogas. Ele se infiltra nas estruturas de poder, faz alianças com setores políticos e controla territórios. Isso já está acontecendo na Paraíba e em várias regiões do Brasil. Precisamos agir com urgência e responsabilidade”, disse o parlamentar.
Luiz Couto afirmou que tem encaminhado denúncias formais ao Ministério Público, alertando sobre esse cenário grave de associação entre facções criminosas e gestões municipais, especialmente onde há indícios de corrupção e uso da máquina pública para proteção de interesses criminosos.
“Já fizemos denúncias e vamos continuar fiscalizando. Não podemos permitir que o crime organizado tome conta das instituições. Quando isso acontece, o povo é quem mais sofre. E o Estado precisa agir com inteligência, legalidade e firmeza”, afirmou.
Conhecido por sua luta em defesa dos direitos humanos e da segurança pública com justiça social, Luiz Couto reafirmou que seu mandato está à disposição para fortalecer iniciativas de combate ao crime organizado, tanto na Paraíba quanto no Brasil.
“O que está em jogo é o futuro das nossas cidades. O avanço das facções ameaça a democracia, os direitos e a paz da população. Vamos continuar atuando com coragem, cobrando ações efetivas e defendendo políticas públicas que enfrentem as causas da violência de forma estrutural”, concluiu.
Com Parlamento PB






