Últimas Notícias

STF pede explicações sobre mudanças no saque-aniversário do FGTS

 

Ministra dá cinco dias para o governo explicar mudanças que restringem o benefício.

A ministra Cármen Lúcia, do STF (Supremo Tribunal Federal) pediu explicações sobre a Resolução nº 1.130/2025 do Conselho Curador do FGTS, que impôs limites ao saque-aniversário.

Em vigor desde o sábado passado, a norma criou novas travas: o trabalhador precisa esperar 90 dias após aderir ao saque-aniversário para antecipar valores, pode fazer só uma operação por ano, e cada parcela antecipada ficou entre R$ 100 e R$ 500

Nesta semana, o partido Solidariedade Solidariedade acionou o STF alegando que o Conselho extrapolou sua função, restringindo um direito criado por lei e violando princípios como legalidade, segurança jurídica e vedação ao retrocesso social.

Cármen Lúcia então deu cinco dias para o ministro do Trabalho e o presidente do Conselho do FGTS prestarem informações e três dias para a AGU e a PGR opinarem antes de decidir se suspende as regras.

A ação questiona se o governo pode limitar a antecipação do saque ou se isso depende exclusivamente do Congresso. Com o prazo de 5 dias, o presidente do Conselho Curador do FGTS e o ministro do Trabalho, Luiz Marinho deverá dar uma resposta em relação à questão.




O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.