sábado, janeiro 10, 2026

Em 2025, mais de 240 pessoas deixaram a lista de espera por transplante de órgãos na Paraíba

 

A Paraíba registrou, no início da noite dessa terça-feira, a segunda doação de órgãos de 2026 e a segunda em uma mesma semana. A doadora foi uma mulher de 46 anos, vítima de trombose cerebral, que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa.

Após a confirmação do diagnóstico de morte encefálica e com a autorização da família, foram doados fígado, rins e córneas, possibilitando salvar e transformar a vida de cinco pacientes que aguardam por um transplante.

A diretora da Central de Transplantes da Paraíba, Rafaela Dias, destaca que a doação só acontece com a permissão da família e por isso a importância de se declarar doador em vida.

“A Central de Transplantes da Paraíba reforça que a doação de órgãos só acontece com a autorização familiar e que conversar sobre o tema ainda em vida é fundamental para ampliar o número de doações no estado,” reforçou.

Atualmente, 811 pessoas ainda aguardam na lista de espera por um transplante na Paraíba. No ano passado, 244 pessoas deixaram a lista de espera no estado.



Com Secom-PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.