Neste domingo (18), quem estiver em Cabedelo e na Grande João Pessoa terá a chance de visitar de perto duas embarcações importantes da Marinha do Brasil. Os navios estarão no Porto de Cabedelo, no litoral norte da Paraíba, e poderão ser visitados gratuitamente das 10h às 16h, por ordem de chegada.
As embarcações são o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Almirante Saboia (G25) e a Corveta Barroso (V34).
O acesso aos navios é feito pelo portão que fica em frente ao Porto, no Centro de Cabedelo. A Marinha orienta aos visitantes que usem calçados fechados e sem salto. Durante a visita, é possível explorar a área externa das embarcações e aprender mais sobre como é a rotina a bordo, além de conhecer as missões que os navios desempenham.
Quem desejar, pode ajudar doando 1 kg de alimento não perecível na Campanha Solidária, que será destinada a instituições sociais.
O NDCC Almirante Saboia (G-25) é um navio de desembarque de carros de combate do Brasil. Seu nome é uma homenagem ao Ministro da Marinha, no período de 15 de março de 1985 a 15 de março de 1990, Henrique Saboia. Seu calado é de 3,98 m e o comprimento, 125 m.
Já os navios do tipo Corveta Barroso, são Navios-Escolta. Podem localizar e destruir aeronaves, navios de superfície e submarinos inimigos, além de efetuar patrulhas nas nossas águas.
Projetada pela Diretoria de Engenharia Naval e construída pelo Arsenal do Rio de Janeiro, a Corveta Barroso, é o quinto navio a ostentar esse nome nas Forças Armadas, em homenagem ao Almirante Francisco Manuel Barroso da Silva, Barão do Amazonas.
O casco n.º 126 teve sua quilha batida em 21 de dezembro de 1994 e foi lançada ao mar em 20 de dezembro de 2002, em cerimônia presidida pelo Vice-Presidente da República Dr. Marco Antônio de Oliveira Maciel, tendo como madrinha a Sra. Solange Garcia Lopes Serpa, esposa do AE Ivan da Silveira Serpa, Ministro da Marinha. Foi incorporada à Marinha do Brasil em 19 de agosto de 2008.
Marinha
A Marinha do Brasil (MB) é o mais antigo dos três ramos das Forças Armadas do Brasil e a responsável por conduzir operações navais. É a maior da América Latina e a segunda maior do continente americano, atrás somente da dos Estados Unidos. O seu patrono é o Marquês de Tamandaré.
Com Click PB


