quinta-feira, janeiro 22, 2026

POLÍCIA NAS RUAS: Operação apura esquema de falsificação de documentos por funcionário de Prefeituras da Paraíba

 

Um servidor público que atuava nos municípios de Alcantil e Barra de São Miguel, no Cariri paraibano, foi afastado das funções durante a Operação Galezia, deflagrada na manhã desta quinta-feira (22) pela Polícia Civil da Paraíba e pelo Ministério Público.

De acordo com as investigações, o homem participava de um esquema de falsificação que utilizava a estrutura da Administração Pública para inserir dados falsos em registros oficiais, o que resultava na emissão de documentos de identidade formalmente válidos, mas com informações ideologicamente falsas, causando prejuízo à fé pública.

As apurações indicam que as fraudes eram realizadas nos Postos de Identificação das cidades de Alcantil e Barra de São Miguel, onde o investigado se valia da função para adulterar registros oficiais, comprometendo a confiabilidade do sistema de identificação civil.

Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos municípios de Campina Grande e Barra de São Miguel, além dos postos de identificação das cidades envolvidas. Como medidas cautelares, a Justiça determinou o afastamento do servidor do cargo público e a aplicação de monitoramento eletrônico por meio de tornozeleira.

O nome “Operação Galezia” faz referência à prática de falsificação e dissimulação de informações, em alusão direta ao esquema investigado.

Em nota, a Polícia Civil e o Ministério Público da Paraíba reafirmaram o compromisso com a defesa da legalidade, da fé pública e do interesse social, destacando que as investigações continuam para a completa elucidação dos fatos e responsabilização de todos os envolvidos.



Com Mais PB
Créditos: Polêmica Paraíba

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.