Na tarde da última segunda-feira (5), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) notificou a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) para conter o descarte de efluentes nas vias públicas de João Pessoa.
Segundo o órgão, foi constatada o vazamento de esgoto em vários pontos da Orla marítima da Capital, além do rompimento de uma rede coletora no bairro dos Bancários.
Reunião no MPPB
Na próxima quinta-feira (8) haverá uma audiência com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) para definir um cronograma com prazos para que a Companhia efetue as correções necessárias para evitar o extravasamento.
O que são efluentes
Os efluentes são resíduos líquidos ou gasosos resultantes de atividades humanas (domésticas, industriais, agrícolas) que, descartados sem tratamento, poluem o meio ambiente, alterando a qualidade da água e do ar, e podem causar graves problemas de saúde e ambientais, sendo obrigatório seu tratamento conforme as leis ambientais.
Para denunciar vazamento de esgoto, o telefone da Semam é o chatbot Acácia, no (83) 98214-7473, que funciona como WhatsApp. As informações devem trazer dados como endereço do local onde a infração está ocorrendo e horário. Fotos e vídeos com flagrantes podem ser enviados pois contribuem para a agilizar o processo de checagem das infrações.
Com Portal Correio






