As fiscalizações foram intensificadas após registros de despejo irregular de esgoto em praias da capital no primeiro fim de semana de 2026. A iniciativa busca prevenir novos danos ambientais e assegurar o cumprimento das normas sanitárias e urbanísticas. A operação também conta com a participação da Secretaria de Meio Ambiente do Município.
Foram notificados o Peres Lava Jato, multado pela ausência de licença ambiental e orientado a regularizar a caixa separadora de água e óleo; o Restaurante Tábua de Carne, notificado para readequação da caixa de gordura e impermeabilização do poço da bomba de recalque; e a Pousada Tambaú Family, que deverá realizar ajustes na caixa de gordura. Todos os estabelecimentos têm prazo de 15 dias para se adequar às exigências.
Esta é a terceira fiscalização desde o início da operação, que já passou por bairros como Cabo Branco e Manaíra, onde outros sete estabelecimentos foram notificados. A ação é coordenada pelo Ministério Público da Paraíba e envolve órgãos como a Cagepa, Semam, Semas, Seinfra e a própria Sudema. A próxima etapa está prevista para a próxima segunda-feira (19), novamente no bairro de Tambaú.
Com Polêmica Paraíba

