Domingo,20 de Março de 2016.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou no dia de ontem (16) o primeiro Comando de Saúde nas Rodovias (CSR) do ano de 2016. A ação aconteceu na Unidade Operacional da PRF em Mata Redonda, na BR 101, em Alhandra. A ação teve o objetivo detectar e alertar sobre alterações nos parâmetros de saúde que possam prejudicar ou impedir a condução de veículos por parte dos profissionais de transportes.
O evento teve início as 8h e seguiu até as duas da tarde. Ao todo, 115 caminhoneiros foram atendidos, onde tiveram a oportunidade de avaliar a saúde gratuitamente. Dentre os principais exames feitos, estão: taxas de Índice de Massa Corpórea (IMC), circunferência cervical e abdominal, glicemia, colesterol, audiometria, pressão arterial, testes de acuidade visual e força, dentre outros.
Os vilões da saúde – O comprometimento da acuidade visual (50,4%), sobrepeso (36,5%) e hipertensão arterial (24,3%) foram os problemas mais comuns entre os motoristas examinados. Além destes, a carga horária excessiva, que provoca afadiga; a hiperglicemia (açúcar no sangue) e o tabagismo também foram anomalias encontradas no público alvo.
A PRF contou com a parceria permanente do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT). Outros órgãos também participaram como parceiros deste trabalho, que visa melhorar a saúde dos condutores de autocarga. Foram eles: Secretaria de Saúde da Paraíba, Hospital de Emergência e Trauma, Detran-PB e as ONGs Núcleo de Treinamento e Resgate (NTR) e Associação Nordestina de Resgate e Administração e Emergência (ANDRAE).
Dentre os objetivos do CSR, que se destaca a oportunidade dos caminhoneiros fazerem exames médicos gratuitos, a coleta de dados para a PRF é de fundamental importância. São com estes dados coletados junto aos motoristas voluntários que é possível traçar o perfil do estado de saúde da categoria. Os trabalhos preventivos, norteados pelos números coletados, são bastante valiosos para a redução de acidentes envolvendo autocargas, que no geral, são os mais catastróficos.
Veja as Fotos.
Da Redação
Com Portal do Litoral