Últimas Notícias

Capital sedia movimento 'Crueldade Nunca Mais', em protesto contra vaquejada

Movimento tem a intenção de colocar milhares de pessoas nas ruas das cidades que sediarão os protestos, todas em apoio à decisão do STF que considera a vaquejada uma prática inconstitucional.
João Pessoa vai sediar, neste domingo (27), o movimento ‘Crueldade Nunca Mais’, manifestação contra a vaquejada. Organizada por defensores dos animais, o evento acontecerá, simultaneamente, em diversas cidades brasileiras. Na capital paraibana, a manifestação ocorrerá a partir das 16 horas, na Praia de Tambaú, com concentração no Busto de Tamandaré, localizado no final da Avenida Epitácio Pessoa.

Leia também:

* Hugo Motta dá parecer favorável a 'PEC da vaquejada'
* Plenário do Senado aprova projeto que considera vaquejada manifestação cultural

O Movimento ‘Crueldade Nunca Mais’ tem a intenção de colocar milhares de pessoas nas ruas das cidades que sediarão os protestos, todas em apoio à decisão do Supremo Tribunal Federal que considera a vaquejada uma prática inconstitucional.

A decisão da Suprema Corte brasileira decorre da finalização, no último dia 6 de outubro, do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4983. Na ocasião, o STF julgou procedente a referida ADI contra a Lei 15.299/2013, do estado do Ceará, que regulamentava a vaquejada como prática desportiva e cultural naquele estado.



Mesmo o STF dizendo que a vaquejada é inconstitucional, o Plenário do Senado aprovou, no dia 1º de novembro, o Projeto de Lei da Câmara nº 24, de autoria do Deputado Capitão Augusto, que eleva o rodeio e a vaquejada à condição de manifestação cultural nacional e de patrimônio cultural imaterial. O projeto segue, agora, para sanção presidencial. 
A decisão do Senado contraria, inclusive, uma consulta pública disponibilizada na página virtual da Casa Legislativa. A pesquisa, que teve o resultado apurado em 22/11/16, diz que 51.490 votos rejeitam a vaquejada e o rodeio como atividades culturais, contra 17.845 daqueles que são a favor.
Da Redação
Com Portal Correio
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.