O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) cassou a chapa de vereadores do Cidadania da cidade de Sapé nas eleições 2020 por fraude a cota de gênero. O recurso apresentado contra a chapa, após decisão em primeira instância que rejeitou o reconhecimento de fraude, foi apreciado em sessão do TRE-PB, nesta quarta-feira (9). O juiz José Ferreira Ramos Júnior alertou para a necessidade da “verdadeira atuação feminina”, afastando as falsas candidaturas que beneficiam outros interessados.
O Pleno do TRE-PB deu provimento ao recurso, reconhecendo a prática de fraude a cota de gênero com candidaturas fictícias, apontando que Vanessa Silva de Sousa e Cristhianne de Barros Tavares se candidataram sem interesse efetivo de concorrer ao cargo de vereadora. Ficou comprovada a ausência de realização de campanha, de movimentação financeira e votação zerada.
Com a decisão os vereadores Terezinha do Peixe e Pedro Ramos, ambos eleitos pelo Cidadania perdem seus respectivos mandatos.
Além da cassação dos eleitos, o TRE também decidiu pela inelegibilidade das candidatas e de toda a chapa do Cidadania de Sapé.
Da Redação
Do Portal Umarí
Com Click PB