Últimas Notícias

No Brasil, 90 milhões de pessoas não têm acesso à coleta de esgoto; CG e JP melhoram posições no ranking


 Esgoto correndo a céu aberto e falta de saneamento. O Brasil tem 32 milhões de brasileiros sem acesso à água potável e 90 milhões de pessoas sem acesso à coleta de esgoto. Os dados são do Ranking do Saneamento 2024, divulgado ontem, quarta-feira (20/03), pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados.

O estudo mapeia a situação dos 100 municípios mais populosos do Brasil com base nos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano-base de 2022, publicado pelo Ministério das Cidades

No ranking, que considera o “Nível de Atendimento”, “Melhoria do Atendimento” e “Nível de Eficiência, Maringá (PR) foi a primeira colocada, seguida de São José do Rio Preto (SP) e Campinas (SP).

Pela primeira vez na história do Ranking, três municípios alcançaram a pontuação máxima e, consequentemente, a universalização do saneamento. As três cidades com o pior índice de saneamento são Porto Velho, Macapá e Santarém.

A 16ª edição do Ranking do Saneamento identificou que 15% da população não tem acesso à água potável e mais de 42% não vivem em áreas sem rede de esgoto. De acordo com os dados mais recentes, mais de 5,2 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente.

Para produzir o levantamento, foram levados em consideração indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano-base de 2022, publicado pelo Ministério das Cidades. Desde 2009, o Instituto Trata Brasil monitora os indicadores dos maiores municípios brasileiros com base na população.

Apesar dos dados nacionais ainda indicarem grandes carências, os grandes centros analisados já oferecem melhores indicadores. De acordo com o estudo, 91 dos 100 possuem atendimento total de água maior que 80%, de maneira que a maior parte dos municípios considerados no Ranking se encontra próxima da universalização deste serviço.

As cidades de João Pessoa e Campina Grande são as únicas da Paraíba entre as 50 com melhores indicadores de saneamento básico, conforme aponta o Instituto Trata Brasil. No Ranking do Saneamento 2024, divulgado nesta quarta-feia (20), a Rainha da Borborema aparece na posição 33 e a capital paraibana na posição 48. Nenhuma outra cidade da Paraíba aparece no ranking, que contempla 100 municípios.

Apesar dos dois municípios apresentarem índices positivos, houve uma queda em relação ao ranking de 2023. Campina Grande caiu 16 posições e João Pessoa, 10. Acima de cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador, Campina Grande aparece no Ranking do Saneamento 2024 com um índice de atendimento de água de 99,7%. O atendimento de esgoto chega a 93,98% da população local, mas o tratamento de esgoto atende 64,79%.

Já João Pessoa, que está na posição 48 do Ranking do Saneamento 2024, apresenta um indicador de atendimento de água de 100% da população, enquanto o de esgoto é de 89,12%.

Da Redação

Do Portal Umari

Com PB Agora

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.