Putin e Dilma se reuniram antes do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF). O líder russo elogiou a atuação de Dilma no banco, ressaltando que, sob sua liderança, o NDB alcançou um lucro líquido significativo pela primeira vez e mostrou sinais de recuperação.
“Este ano, o banco [dos Brics] conseguiu fazer muita coisa sob sua liderança. Pela primeira vez, ele mostrou um lucro líquido significativo e está essencialmente se recuperando”, declarou Putin, que deve discursar na última sexta-feira (7) em uma sessão plenária do SPIEF.
Dilma Rousseff, por sua vez, expressou sua satisfação pelo encontro: “Estou muito feliz, é uma grande honra para mim estar aqui novamente. Agradeço de todo o coração por me receber aqui. Acredito que agora é um momento importante enquanto a Rússia preside o Brics”.
Dilma Rousseff comanda o NDB desde abril de 2023. A instituição visa mobilizar capital para projetos de infraestrutura e crescimento sustentável em mercados em desenvolvimento. O grupo Brics reúne atualmente cinco das maiores economias emergentes do mundo: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Da Redação
Do Portal Umari
Com WSCOM