Últimas Notícias

“Candidaturas impostas enfraquecem o PT”, afirmam dirigentes contrários à candidatura de Cartaxo

 


De acordo com a nota, a estratégia política deve priorizar a consolidação do projeto nacional, necessitando da união dos diversos segmentos do partido em todos os municípios.

O Partido dos Trabalhadores enfrenta um desafio nas próximas eleições municipais, marcadas por um embate político contra setores conservadores e de extrema-direita no Brasil, e ainda muito ruído na estrutura interna do partido, causando rachas e disputa entre aliados. Após confirmação oficial de Luciano Cartaxo (PT), como pré-candidato à prefeitura de João Pessoa, dirigentes da sigla, contrários ao nome de Cartaxo para cabeça de chapa, emitiram nota afirmando que “candidaturas impostas podem enfraquecer o PT e prejudicar seu projeto nacional”.

De acordo com a nota, a estratégia política deve priorizar a consolidação do projeto nacional, necessitando da união dos diversos segmentos do partido em todos os municípios. No entanto, a “decisão sobre as candidaturas municipais tem sido controversa, com a Direção Nacional exercendo controle centralizado, em detrimento das instâncias locais em João Pessoa”. A nota ainda afirma que “essa imposição de candidaturas sem consulta adequada divide o partido e desestimula a militância, além de comprometer a capacidade de enfrentamento à extrema-direita”.

Leia a nota completa:

NOTA PÚBLICA DE DIRIGENTES PETISTAS


O Partido dos Trabalhadores tem um grande desafio nas próximas eleições municipais. Será um momento muito importante para aferirmos a situação política do Brasil e o nível de embate com os setores conservadores e da extrema-direita.
Para tanto, é necessário que a condução política tenha como estratégia a consolidação do projeto nacional, assim como agentes políticos capazes de unificar o partido nos milhares de municípios do país.
Dessa forma, a participação das instâncias municipais, estaduais, grupos políticos locais, setoriais, tendências, agrupamentos e a militância petista são fundamentais para que o projeto seja colocado em prática.
Para a definição dos candidatos do nosso partido nos municípios, um calendário de
atividades, encontros e prévias estavam previstos. Mesmo sendo da nossa Direção
Nacional a “última palavra” sobre tal posição. Porém, infelizmente, nem o direito
estatutário da “primeira palavra” ou de opinar, foi garantido as instancias locais do PT
de João Pessoa. Tudo isso, divide o partido, além de enfraquecer e desestimular nossa
militância.
Logo, no momento em que a candidatura a prefeito de João Pessoa é definida sem
considerar a estratégia política nacional, a participação democrática das instâncias
(estadual e municipal) a opinião dos filiados, além de nossas regras estatutárias, fica
evidente que tal candidatura não representa o projeto petista e não cumprirá o papel
de enfrentar fortemente a extrema-direita.
A imposição de uma candidatura que não respeita as regras e as instancias locais do PT, sem diálogo com a esquerda e os setores progressistas, não será capaz de unificar o PT em João Pessoa, muito menos empolgar a militância e aqueles que têm a esquerda e o Governo Lula como referências.
Por fim, ao tempo em que acatamos a deliberação nacional, reafirmamos nosso
compromisso com as transformações que Lula busca promover no Brasil. Mas é
importante alertar que candidaturas impostas e que não representam os filiados do PT se configuram num erro tático que enfraquece o projeto nacional, podendo acarretar em consequências graves para o nosso partido.
João Pessoa, 02 de julho de 2024


ASSINAM OS DIRIGENTES DO PT:

Da Redação DO pORTAL uMARI cOM pORTAL cORREIO
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.