Últimas Notícias

Estado de emergência em Israel é prorrogado e dificulta retorno do prefeito Cícero Lucena a João Pessoa

 

Gestor está abrigado em bunker e relata momentos de tensão após bombardeios do Irã; Itamaraty tenta garantir retorno seguro da comitiva brasileira.

O governo de Israel deve estender o estado de emergência nacional até o dia 30 de junho, segundo informaram veículos locais neste domingo (15). A medida vem após os ataques iniciados pelo Irã na madrugada da sexta-feira (13), o que tem provocado uma escalada nas tensões militares no Oriente Médio e gerado impactos diretos para autoridades brasileiras que estão no país, como o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP).

Cícero integra uma comitiva formada por cerca de 25 prefeitos brasileiros, que chegou ao território israelense no último domingo (8), a convite do governo local, para conhecer modelos de segurança pública. Desde o início da crise, o grupo tem estado abrigado em bunkers, recebendo treinamentos de sobrevivência e acompanhando os desdobramentos sob forte tensão. O espaço aéreo israelense foi fechado temporariamente logo após os primeiros bombardeios, o que comprometeu o retorno imediato da delegação ao Brasil.

Apesar das circunstâncias, Cícero tem divulgado vídeos esporádicos nas redes sociais, nos quais tranquiliza os familiares e a população pessoense. Em sua última declaração pública, o prefeito agradeceu o apoio que tem recebido.

“Também agradeço a todos do parlamento brasileiro, que estão trabalhando junto ao Itamaraty para garantir o nosso retorno em segurança o quanto antes. Tenho fé que em breve estarei em casa, com minha família”, declarou.

Itamaraty e Câmara acompanham situação

A situação levou o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), a intervir diretamente junto ao Ministério das Relações Exteriores. Segundo nota oficial, Motta já manteve contato tanto com o prefeito Cícero Lucena quanto com o chanceler Mauro Vieira, cobrando providências para garantir a segurança da comitiva.

“A Câmara está atenta para garantir a segurança e o retorno de todos que estão em Israel”, reforçou o deputado.

Além de Cícero, o grupo brasileiro retido em Israel conta com aproximadamente 50 cidadãos, incluindo o governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil).

Filho de Cícero busca alternativas na Arábia Saudita

Na tentativa de contribuir com as negociações, o deputado federal paraibano Mersinho Lucena (PP), filho do prefeito, viajou até a Arábia Saudita para buscar apoio diplomático. A expectativa da família e da equipe política do gestor é que os diálogos entre os países avancem nos próximos dias, possibilitando a reabertura do espaço aéreo e o retorno seguro da delegação ao Brasil.




Com Portal Correio

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.