Últimas Notícias

Governo Lula reage a bombardeios dos EUA no Irã e condena ataques a instalações nucleares

 

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condenou “com veemência” no último domingo (22) os ataques realizados pelos Estados Unidos a três instalações nucleares localizadas no território do Irã. A manifestação foi feita por meio de nota oficial divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty.

Na avaliação do governo brasileiro, os bombardeios configuram uma violação da soberania iraniana e uma ameaça direta à estabilidade da região. “Ações armadas contra instalações nucleares representam uma grave ameaça à vida e à saúde de populações civis, ao expô-las ao risco de contaminação radioativa e a desastres ambientais de larga escala”, afirma a nota.

O Itamaraty também expressou “grave preocupação” com a escalada militar no Oriente Médio, mencionando tanto os ataques dos Estados Unidos quanto as recentes ofensivas conduzidas por Israel. Segundo o governo, o atual cenário representa uma “flagrante transgressão” à Carta das Nações Unidas e às normas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

O comunicado reitera a posição histórica do Brasil, que “rejeita com firmeza” qualquer forma de proliferação nuclear, especialmente em zonas de instabilidade como o Oriente Médio.

Por fim, o governo Lula defende uma resposta diplomática imediata para conter a escalada de violência. “É urgente que se encontre uma solução diplomática que interrompa esse ciclo de violência e abra espaço para negociações de paz”, conclui a nota oficial do Itamaraty.

Confira a íntegra da nota:

“O governo brasileiro expressa grave preocupação com a escalada militar no Oriente Médio e condena com veemência, nesse contexto, ataques militares de Israel e, mais recentemente, dos Estados Unidos, contra instalações nucleares, em violação da soberania do Irã e do direito internacional. Qualquer ataque armado a instalações nucleares representa flagrante transgressão da Carta das Nações Unidas e de normas da Agência Internacional de Energia Atômica. Ações armadas contra instalações nucleares representam uma grave ameaça à vida e à saúde de populações civis, ao expô-las ao risco de contaminação radioativa e a desastres ambientais de larga escala.

O Governo brasileiro reitera sua posição histórica em favor do uso exclusivo da energia nuclear para fins pacíficos e rejeita com firmeza qualquer forma de proliferação nuclear, especialmente em regiões marcadas por instabilidade geopolítica, como o Oriente Médio.

O Brasil também repudia ataques recíprocos contra áreas densamente povoadas, os quais têm provocado crescente número de vítimas e danos a infraestrutura civis, incluindo instalações hospitalares, as quais são especialmente protegidas pelo direito internacional humanitário.

Ao reiterar sua exortação ao exercício de máxima contenção por todas as partes envolvidas no conflito, o Brasil ressalta a urgente necessidade de solução diplomática que interrompa esse ciclo de violência e abra uma oportunidade para negociações de paz. As consequências negativas da atual escalada militar podem gerar danos irreversíveis para a paz e a estabilidade na região e no mundo e para o regime de não proliferação e desarmamento nuclear”.



Com Polêmica Paraíba

Com Foto: Agência Brasil

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.