Últimas Notícias

Paraíba amplia proteção contra casos graves de meningite em crianças de até 12 meses

 

Alteração faz parte das estratégias de enfrentamento das meningites no Brasil, alinhadas às diretrizes do Ministério da Saúde até 2030.

A partir do dia 1º de julho, a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba vai substituir a dose de reforço da vacina meningocócica C pela vacina meningocócica ACWY para crianças de 12 meses de idade. A medida, anunciada nesta quarta-feira (25), amplia a proteção delas contra formas graves da meningite.

A alteração faz parte das estratégias de enfrentamento das meningites no Brasil, alinhadas às diretrizes do Ministério da Saúde até 2030. A iniciativa visa ampliar a proteção de crianças contra formas graves da doença meningocócica, contribuindo para a redução de casos e internações por infecções causadas por diferentes sorogrupos da bactéria.

O que muda

Com a mudança, o novo esquema vacinal passa a ser composto por duas doses da vacina meningocócica C (conjugada), aplicadas aos 3 e 5 meses de idade, e uma dose de reforço aos 12 meses com a vacina meningocócica ACWY (conjugada), que protege contra os sorogrupos A, C, W e Y da bactéria meningococo.

A Secretaria de Estado da Saúde reforça que as crianças que já receberam o esquema vacinal completo com a meningocócica C, incluindo o reforço, são consideradas devidamente imunizadas, não sendo necessário novo reforço com a ACWY. Já aquelas que não receberam o reforço aos 12 meses poderão se vacinar até os quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade.

As equipes municipais e regionais de imunização já estão sendo orientadas para garantir o cumprimento da nova diretriz.




Com Portal Correio

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.