“Eu vou instar o presidente Davi Alcolumbre para que o Senado se pronuncie. Isso é um caso que requer um posicionamento institucional do Congresso, mesmo vindo de uma figura caricata. Nada disso nos surpreende, vindo de alguém que acha que o mundo deve se ajoelhar aos caprichos norte-americanos”, disparou o emedebista.
Veneziano também criticou a postura de Trump diante da ordem internacional e do comércio global. “Ele não entende o multilateralismo, não valoriza a diplomacia, e age com desprezo até pelos próprios destinos da sua nação. Pode haver prejuízo para o Brasil, sim, mas também temos mecanismos de reação. E a pergunta é: até onde isso vai?”, questionou.
A taxação proposta por Trump tem causado preocupação entre produtores e exportadores brasileiros, especialmente nos setores de alimentos e minério, que figuram entre os principais alvos das tarifas. Veneziano afirmou que é papel do Congresso atuar com firmeza na defesa dos interesses nacionais frente a decisões unilaterais de impacto global.
A declaração ocorre em meio a um cenário de crescente tensão entre Trump e lideranças latino-americanas, após o norte-americano endurecer o discurso contra países do Sul Global em sua pré-campanha presidencial.
Com Polêmica Paraíba






