Últimas Notícias

Lula vence Bolsonaro, Michelle, Tarcísio, Eduardo e até Ciro Gomes, diz Quaest

Enquanto isso, o índice de rejeição da família Bolsonaro deu um grande salto; no caso do filho exilado nos EUA, quase 70% dizem não votar nele de jeito nenhum.

A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (18), aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para a eleição presidencial de 2026 em praticamente todos os cenários testados, enquanto a família Bolsonaro registra índices de rejeição em alta e desempenho em queda.

Lula na frente em cenários fragmentados

Nas simulações em que há fragmentação de candidaturas da oposição, Lula aparece com índices entre 32% e 35% das intenções de voto. Entre os adversários, Jair Bolsonaro (PL) — declarado inelegível — aparece com 24%. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro surge com 18%, seguida pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 17%. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é o menos competitivo do clã, com 14%.

Quando a direita radical lança Eduardo em confronto com outros nomes da mesma ala, Lula chega a ter chances de vencer no primeiro turno, alcançando entre 40% e 43%. Nessas simulações, o presidente supera somas de adversários como Tarcísio + Eduardo (36%), Eduardo + Ratinho Jr. (37%), Eduardo + Romeu Zema (34%) e Eduardo + Ronaldo Caiado (33%).

Disputas de segundo turno

Os cenários de segundo turno mostram que Lula mantém vantagem contra todos os adversários. O mais competitivo é Ciro Gomes (PDT), que ficaria sete pontos atrás. Em seguida aparecem Tarcísio (8 pontos), Ratinho Jr. (12 pontos) e Jair Bolsonaro e Romeu Zema (13 pontos). Michelle Bolsonaro e Ronaldo Caiado aparecem com desvantagens de 15 pontos, enquanto Eduardo Bolsonaro ficaria 18 pontos atrás de Lula, e Eduardo Leite, 19.

  • Brasileiros não confiam no Congresso Nacional, revela pesquisa Genial/Quaest

A pesquisa indica estabilidade nas simulações entre Lula e Tarcísio (43% x 35%) e Lula e Zema (45% x 32%), assim como na disputa com Caiado (46% x 31%). Já contra Michelle e Eduardo Bolsonaro, Lula manteve 47%, enquanto a ex-primeira-dama caiu para 32% e Eduardo recuou para 29%.

Rejeição em alta

A rejeição segue como principal entrave para a família Bolsonaro. Jair Bolsonaro passou de 57% para 64% de rejeição, Michelle de 51% para 61% e Eduardo de 57% para 68%. Ratinho Jr. também registrou alta, enquanto Lula (52%), Tarcísio (40%), Caiado (32%) e Zema (33%) permaneceram estáveis.

No eleitorado não alinhado nem a Lula nem a Bolsonaro, os índices de rejeição são ainda mais expressivos: Bolsonaro (80%), Eduardo (75%), Michelle (67%), Ciro (54%), Lula (50%) e Tarcísio (42%).

Debate sobre sucessão

A pesquisa também aponta que 59% dos brasileiros não querem que Lula seja candidato à reeleição em 2026. Em caso de substituição, os mais citados são Geraldo Alckmin (9%), Simone Tebet (6%) e Fernando Haddad (5%).

Do lado da direita, cresce a pressão por alternativas ao ex-presidente Bolsonaro. O percentual dos que defendem que ele deve abrir mão da candidatura subiu de 65% para 76%. O nome mais lembrado como sucessor é o de Tarcísio, com 15% das menções, seguido de Ratinho Jr. (9%) e Michelle (5%).

Medos e perspectivas

O levantamento também revela que 49% dos entrevistados temem mais uma eventual volta de Bolsonaro, contra 41% que dizem recear a continuidade de Lula.

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.004 pessoas em todo o país entre os dias 12 e 14 de setembro. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro é de dois pontos percentuais.




Com Revista Forúm

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.