Como já destacado nesta matéria, o Governador é o chefe do executivo estadual, e no caso da Paraíba, exercer as funções semelhantes às de um presidente, mas a nível regional. Dentre suas atribuições, vale ressaltar a administração geral do estado, pondo as leis em prática e gerenciando demais órgãos e secretarias.
Além disso, também faz parte de seus deveres, elaborar o orçamento estadual, meio necessário para decidir onde aplicar a verba pública. Assim, nomeia secretários e representa o estado como um todo, promovendo o desenvolvimento econômico ao incentivar o turismo local.
Por que a vaga é tão disputada?
Por se tratar do mais alto cargo do poder executivo do estado, a função de Governador vem sendo bastante disputada nos últimos anos. A razão para isso, se dá devido ao poder que o acompanha, já que conta com alguns privilégios.
Como por exemplo, controle do orçamento anual da Paraíba, que hoje ultrapassa os R$ 15 bilhões e nomeações políticas, que podem ampliar seu leque de influências. Por outro lado, a visibilidade nacional é outro fator que se faz presente, afinal, é natural que após algumas gestões, passe para o Senado ou até mesmo presidência.
Com Portal Paraiba






