Atualmente, o órgão oferta 174 medicações em 335 apresentações farmacêuticas para 105 condições clínicas e doenças raras pelo SUS, a exemplo de diabetes, hipertensão e comportamento agressivo no Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Dentro do complexo, a unidade abriga o Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) para prestação judiciária e a farmácia especializada para transplantados e pessoas com doença renal crônica.
A Farmácia Especializada da Paraíba, além de João Pessoa, possui 12 gerências regionais que dispensam medicamentos, sediadas em Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Piancó, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel, Itabaiana e Pombal. Há mais 10 farmácias descentralizadas nos municípios de Santa Rita, Bayeux, Conde, Mari, Sapé, Uiraúna, Sobrado, Dona Inês, São Bento e Alagoa Grande.
O acesso ao serviço ocorre por meio do cadastro em uma das unidades autorizadas e da apresentação dos documentos solicitados: carteira de identidade, CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência, receita médica, Formulário do Laudo de Solicitação, Avaliação e Autorização (LME) e Termo de Esclarecimento e Responsabilidade. Para retirar os insumos como representante de um paciente, o responsável deve levar RG, CPF, comprovante de residência e a Declaração Autorizadora preenchida. A documentação pode variar de acordo com o tipo de medicamento requerido e está disponível no Portal da Cidadania.
Na capital, o órgão está localizado na Rua Borja Peregrino, no 181, no bairro da Torre, e conta com o número (83) 99114-0673 para ligações. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, sem fechamento para o almoço. Já o NAF de João Pessoa funciona das 8h às 12h e das 13h às 16h, também de segunda a sexta-feira. No caso de dúvidas, o telefone para contato é (83) 99185-2657.
Entrega em casa
Já os moradores de João Pessoa com pelo menos 50 anos, acamados de qualquer idade e diagnosticados com hipertensão ou diabetes podem receber medicamentos no conforto de casa. O projeto, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade, abrange mais de 20 tipos de medicações, como anti-hipertensivos, antilipêmicos, antitrombóticos e hipoglicemiantes orais. A distribuição acontece a cada dois meses.
Para participar do programa, é preciso passar por uma Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, ser diagnosticado com hipertensão ou diabetes, fazer uso contínuo de anti–hipertensivos e hipoglicemiantes orais e residir no município de João Pessoa. A partir disso, a Equipe de Saúde da Família promoverá uma avaliação trimestral para acompanhar o estado clínico do paciente. Uma nova receita médica deverá ser apresentada semestralmente para garantir a entrega dos remédios em domicílio.
Com Portal do Litoral






