O projeto, que vai revolucionar a Paraíba em diversas áreas, como indústria e medicina, abrindo janelas de oportunidades, principalmente para os jovens que ingressam todos os anos no mercado de trabalho, prevê a aquisição de um computador quântico, com área em torno de 64 metros quadrados, com transferência de tecnologia e formação de pessoal especializado.

“A implantação do Centro de Computação Quântica na Paraíba trará novos horizontes para a nossa população, abrindo uma janela enorme de oportunidades para os nossos jovens, mas também fortalecendo outras áreas muito importantes para o desenvolvimento da Paraíba, como a agricultura e a própria indústria”, acrescentou João Azevêdo.
O secretário de Estado da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), Cláudio Furtado, foi enfático ao descrever a importância da chegada da computação quântica à Paraíba. “O Centro de Computação Quântica tem três vertentes muito importantes. Primeiro, o desenvolvimento de cálculos em diversas áreas que hoje só são possíveis por computador quântico. Segundo, a transferência de tecnologia, o que vai permitir com que a Paraíba desenvolva seus próprios computadores quânticos. E, em terceiro lugar, vamos ter um centro de formação de recursos humanos, com a visita de muitos pesquisadores internacionais, entre outros tantos benefícios”, explicou.

O Centro de Computação Quântica paraibano contará com infraestrutura para visitação, o que deve estimular ainda mais o turismo na Paraíba, com a consequente geração de mais emprego e renda. Outra aplicação para o computador quântico é o processamento de dados do radiotelescópio Bingo, que está sendo instalado no município de Aguiar, Alto Sertão.
A reunião entre o governador João Azevêdo e representantes da empresa chinesa CETC-IQC foi acompanhada também pelo secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), Marialvo Laureano; pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep); Rômulo Polari; secretário de Planejamento, Gilmar Martins; pelo secretário de Estado da Comunicação Institucional (Secom), Nonato Bandeira; chefe de Gabinete do Governador, Ronaldo Guerra e o professor Amilcar Queiroz-UFCG.
Com Portal do Litoral






