Últimas Notícias

Lula defende tratamento igualitário entre países e rejeita nova Guerra Fria após tarifas anunciadas por Trump

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na madrugada deste domingo, 22, que espera que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, adote uma postura de igualdade no tratamento com todas as nações. Lula também reiterou que o Brasil não deseja a retomada de um cenário de Guerra Fria.

A declaração foi dada em entrevista à imprensa em Nova Délhi, na Índia, após o anúncio de novas tarifas comerciais por parte do governo norte-americano.

No sábado, 21, Trump anunciou a aplicação de tarifas de 15% sobre produtos importados da maioria dos países, decisão divulgada por meio da rede social Truth Social. A medida foi apresentada menos de 24 horas depois de o presidente informar que utilizaria um novo instrumento legal para impor uma taxa de 10% sobre mercadorias estrangeiras, após decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos considerar ilegal o tarifaço adotado no ano passado.

“Quero dizer ao presidente Trump que nós não queremos uma nova Guerra Fria. Não queremos ter preferência por nenhum país. Queremos manter relações equilibradas com todos e receber tratamento igualitário”, declarou Lula.

Durante a entrevista, o presidente brasileiro evitou comentar diretamente a decisão da Suprema Corte norte-americana, mas avaliou que o Brasil agiu com cautela ao lidar com as medidas tarifárias. O país foi um dos mais impactados, com taxas de até 50% sobre produtos exportados aos Estados Unidos, afetando diferentes setores da economia nacional.

“Não posso julgar a decisão da Suprema Corte de outro país. Sobre a taxação, tomamos a decisão com muita cautela e acredito que foi a correta. Em alguns pontos, o próprio governo americano recuou”, afirmou.

Lula também mencionou o encontro previsto com Trump em março. Segundo ele, a reunião deverá tratar de uma agenda ampla de temas. “A pauta que quero discutir com o presidente Trump é muito mais abrangente do que apenas minerais críticos”, concluiu.



Com Polêmica Paraíba

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.