Últimas Notícias

Chove 66% acima da média em Patos, cidade com maior índice do estado em 15 dias de abril

A cidade de Patos, no sertão paraibano, a 320 km de João Pessoa, teve o maior índice pluviométrico nesta primeira quinzena de abril. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), foram registrados 258,9 milímetros de chuva, 66% acima do esperado para o mês inteiro. 
As chuvas registradas em Patos, no entanto, não abrangeram as cidades próximas como Santa Luzia e São José de Espinharas, onde foram anotados 80,3mm e 98,1mm, respectivamente. “Isto comprova a previsão anunciada pela Aesa em dezembro do ano passado, de chuvas irregulares em 2015. Chove bem forte em um local e em outro próximo não chove tanto. Esta é uma característica predominante das precipitações na Paraíba: elas não são homogêneas”, explicou a meteorologista Carmen Becker. 

Além disso, o reflexo nos açudes ainda é pouco. O Jatobá, que abastece a cidade, está com apenas 20% da capacidade total.

Outros cinco municípios tiveram índices pluviométricos acima dos 100 milímetros: Coxixola (147,3mm), Taperoá (138,6mm), Brejo do Cruz (117,3mm), Mato Grosso (115,3mm), Monteiro (109,2mm) e Catolé do Rocha (101,1mm). “Fazemos o acompanhamento das chuvas em todo o Estado com 269 estações de monitoramento e também acompanhamos os níveis de 124 reservatórios. Tivemos chuvas em várias cidades do Cariri e Sertão nesta primeira quinzena, mas infelizmente ainda não foram registradas recargas significativas nos açudes”, informou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva. 

Dos 124 açudes monitorados pela Aesa, apenas um está sangrando  50 estão com capacidade armazenada superior a 20% do volume total; 34 com menos de 20% e 39 em situação crítica, ou seja, menos de 5% do volume total.

Fonte: Portal Correio
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.