Últimas Notícias

Chuvas nos Rios Paraíba e Taperoá começam a elevar nível de água de açude de Boqueirão




As chuvas registradas nas últimas 72h nas cabeceiras dos rios Paraíba e Taperoá, elevaram o nível de água do açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), no Cariri paraibano, em Boqueirão. O manancial já recebeu 233 mil metros cúbicos de água, o que corresponde a uma lâmina de cerca de seis centímetros, o que representa segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) ao consumo de dois dias.Boqueirão amanheceu nesta segunda-feira com 83,926,093 milhões de metros cúbicos de água acumulada, o que corresponde a 20.4% de água acumulada.

Os dados da AESA dos últimos cinco anos relativos ao manancial mostram a crítica situação do açude. Nesse mesmo período em 2011, o reservatório estava sangrando, no entanto, de 2012 até agora o volume do manancial tem reduzido continuamente. De janeiro deste ano até agora, o açude de Boqueirão tem registrado uma perda de cerca de 2 milhões de metros cúbicos de água por mês, sendo que a maior diminuição do volume foi constatada de fevereiro a março (3,8 milhões m3), conforme os dados da agência.

Como as águas levam de 14h a 18h para iniciar uma recarga no açude de Boqueirão, segundo a AESA, é necessário esperar para que se tenha um panorama estável do volume acrescido. Vale lembrar que no começo do ano, Boqueirão recebeu uma carga nova de 3 milhões de metros cúbicos.

Fonte: PB Agora
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.