Últimas Notícias

Evento no Parque da Lagoa esclarece a população sobre a Psoríase

Evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Muitas pessoas que passaram pelo Parque da Lagoa neste sábado (29) puderam receber informações sobre a Psoríase. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), celebrou o dia D da Campanha Mundial de Conscientização da Psoríase. Durante a ação também foram oferecidos serviços de promoção à saúde, como aferição de pressão e atividades culturais e educativas.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, não há formas de prevenir a psoríase, mas pessoas que possuem histórico familiar da doença devem ter atenção redobrada a possíveis sintomas. Caso perceba qualquer um dos sintomas, é importante procurar um dermatologista imediatamente.
Os sintomas da psoríase variam de paciente para paciente, conforme o tipo da doença, mas podem incluir manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas; pequenas manchas escalonadas; pele ressecada e rachada; coceira, queimação e dor; unhas grossas, sulcadas ou com caroços; inchaço e rigidez nas articulações.
– A psoríase é uma doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa. É uma doença cíclica, ou seja, apresenta sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente. Sua causa é desconhecida, mas sabe-se que pode estar relacionada ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à suscetibilidade genética. Psoríase

Além da SMS, participaram da campanha o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Internacional da Paraíba, Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Centro de Referência em Psoríase da Paraíba, Liga Acadêmica de Dermatologia da Paraíba e Associação dos Amigos e Portadores de Psoríase da Paraíba.

O empresário Bento Antonino aproveitou o sábado para passear com família no Parque da Lagoa e ficou muito satisfeito com a campanha. “É muito importante ter ações como essa, pois muita gente não conhece essa doença e, às vezes, devido às manchas na pele, ficam com medo da doença ser contagiosa. Eu tenho amigos acometidos dessa doença e fico muito feliz com campanhas assim, que visam o esclarecimento”, disse.

A dermatologista e coordenadora do Centro de Referência do o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Ester Palitot, destacou a importância da campanha. “O objetivo é combater o estigma e melhorar a qualidade de vida das pessoas acometidas pela doença. A psoríase é uma doença crônica e inflamatória recorrente que se caracteriza por manchas avermelhadas e com escamas na pele, porém não é uma doença contagiosa. Por essas características, muitas pessoas sofrem preconceitos pela falta de conhecimento. Portanto, levar a informação e mostrar que tem tratamento é muito importante”, ressaltou.

O gerente de Atenção Básica da SMS, Gilliard Abrantes, ressaltou que durante toda semana foram realizadas atividades educativas nas Unidades de Saúde da Família (USF) explicando a população o que é a Psoríase. “As pessoas ainda têm pouco conhecimento sobre essa doença, e esse desconhecimento faz algumas terem certo preconceito ao se depararem com um paciente acometido pela psoríase. Atualmente no país são mais de 5 milhões de pessoas com a doença e o município vem potencializando o cuidado dessa patologia e orientando a população como fazer o tratamento de forma correta”, explicou. 
Da Redação com Assessoria
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.