Últimas Notícias

Paraíba possui 30 mamógrafos instalados nas diversas regiões

A Paraíba conta com 30 mamógrafos funcionando em convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), em João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, Cajazeiras, Picuí, Monteiro, Patos, Cuité, Catolé do Rocha, Sousa, Princesa Izabel e Pombal. Destes, 16 são públicos e 14 privados. Em 2015, foram realizadas 42.867 mamografias de rastreamento, em mulheres de 50 a 69 anos e, em 2016, de janeiro a julho, já foram realizados 22.680 exames. 

A mamografia é um dos principais exames que ajudam a detectar e curar o câncer de mama, se for descoberto precocemente.

Com a realização da campanha Outubro Rosa, iniciada na última segunda-feira (3), o Governo do Estado está massificando informações sobre a importância da prevenção do câncer de mama (câncer mais comum entre as mulheres), e, principalmente, lembrando que esta atitude deve ser tomada o ano inteiro e o Sistema Único de Saúde (SUS), além de informar sobre a disponibilidade de mamógrafos e outros exames que ajudam a combater a doença. O exame está disponível para todas as mulheres do Estado, durante todos os meses do ano, em seus municípios e\ou referências.


A campanha acontece em todo País com o incentivo às mulheres a procurarem as Unidades de Saúde da Família (USF), com o objetivo de realizarem exames de mamografia de rastreamento, na faixa etária de 50-69 anos, para a busca da prevenção contra o câncer de mama.


Atualmente, os serviços destinados ao tratamento do câncer de mama concentram-se em Campina Grande (Fundação Assistencial Paraibana - FAP e Hospital Universitário Alcides Carneiro) e em João Pessoa (Hospital Napoleão Laureano e São Vicente de Paulo). Uma importante estratégia da SES é a interiorização de alguns serviços, como a abertura da Unidade de Oncologia de Patos.

Da Redação
Com PB Agora
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.