Últimas Notícias

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, Por Clodoaldo Rêgo

Relatório sobre o encontro do PNAIC.
No presente relatório irei falar sobre o encontro do PNAIC, ocorrido na cidade de Mulungu, no último sábado, dia 29 de Outubro de 2016. E, na ocasião, irei relatar algumas práticas pedagógicas exercitadas no mesmo.
           
            O referido encontro teve início às 8:00 horas da manhã. Fomos recebidos pela seguida, fizemos uma oração para iniciar, didaticamente falando, o nosso encontro.
           
            A professora Rejane começou explicando acerca das habilidades de leitura escrita necessárias e existentes, bem como seus respectivos níveis de escala na leitura e escrita e seus índices de porcentagem em avanços ou fracassos em Mulungu, por exemplo. Logo em seguida também foi explicado pela professora as habilidades na área de matemática tanto dos eixos temáticos (Eixo numérico e algébrico; Eixo de geometria, por exemplo). Daí, a professora passou da parte teórica para a parte prática, ou seja, colocando-nos em movimento da seguinte forma: Espalhou no chão alguns fracos vazios de produtos alimentícios, de limpeza, etc, e pediu que nós professores participantes do Pnaic escolhêssemos um frasco e em seguida falássemos a respeito deste quanto a forma geométrica e o provável preço; e por último, até sua utilidade. Dando continuidade, tivemos de montar um suposto supermercado, colocando os produtos na sua respectiva prateleira. Também colocamos preços nos produtos e fomos orientados pela professora “a comprar” alguns produtos, de preços diferentes, com apenas R$ 15,00. A ideia era aprendermos nesta prática, o quanto é importante refletir sobre o fato de que só devemos comprar aquilo que o dinheiro der, e assim passarmos tal reflexão para nossos alunos em sala de aula.

            Mais tarde a professora nos entregou alguns exercícios de português com compreensão textual, e de matemática, com problemas diversos eixos temáticos. Nestes exercícios tivemos de analisar cada questão tanto em português quanto em matemática, com cada habilidade específica na área (Leitura/escrita e habilidades matemáticas).


            Portanto, o primeiro encontro do PNAIC deste ano de 2016, realizado na Creche Municipal em Mulungu, ministrado pela professora tutora Rejane Barbosa, foi de grande importância tanto para o meu pessoal quanto para o meu lado profissional visto a gama de informações práticas específicas vivenciadas neste dia de curso, e levadas, por mim, para práticas pedagógicas de onde leciono.

Da Redação
do Portal Umari 
Com Colunista : Clodoaldo Rêgo
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.