Últimas Notícias

Governo inicia o Novembro Azul

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia nesta quarta-feira (1º), as atividades do Novembro Azul. A abertura do mês dedicado à saúde da população masculina será às 9h, na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com um coffee break e uma apresentação cultural com o grupo Charlie Brown e os batuqueiros do Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD III – álcool e drogas). Durante todo o mês serão realizadas ações – articuladas com as Gerências Regionais de Saúde, serviços de saúde e municípios – que buscam estimular o autocuidado da população masculina e adoção de hábitos saudáveis. O Novembro Azul é um movimento que teve origem em 2003, na Austrália e, desde então, são realizadas diferentes estratégias de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. “A atenção e cuidado com a população masculina deve ser transversal às ações de Atenção Básica em Saúde, que deve potencializar a busca ativa à população masculina e aproximar os homens das Unidades de Saúde da Família, uma vez que, considerando os padrões sociais e culturais do nosso país e Estado, o homem não tem aproximação com o cuidado e autocuidado”, explicou o coordenador da Área Técnica da Saúde do Homem na SES, Hélio Soares.


Hélio disse também que os serviços especializados/hospitalares entram de acordo com a necessidade individual, nos quais o Estado da Paraíba tem diversos serviços, seja de reabilitação, urgência e emergência, saúde mental ou diagnóstico/laboratorial. “Os encaminhamentos seguem o fluxo preconizado nos municípios, e geralmente são referenciados a partir da Atenção Básica. Assim, é importante que os homens procurem a unidade de saúde da família mais próxima à sua residência ao menos duas vezes ao ano, ou sempre que apresentar necessidade, para fazer exames de rotina e acompanhamento”, disse.


Segundo dados da Gerência Operacional de Resposta Rápida, as doenças que mais afetam os homens são: Infarto agudo do miocárdio, diabetes mellitus, pneumonia, acidente vascular cerebral hemorrágico, câncer de próstata, seguido do dos brônquios, dos pulmões, do estômago, do fígado, das vias biliares intra-hepáticas, da cavidade oral/traquéia, brônquio e pulmão.


De acordo com estimativas da incidência do câncer do Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), os principais tipos de câncer que incidem na população masculina em todo o estado e em João Pessoa são: Próstata (1.040 casos), estômago (230), traquéia, brônquio e pulmão (180), cavidade oral (150), laringe (130), reto (120), esôfago (100) e bexiga (70).



No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. “Para que ocorra a diminuição da mortalidade do homem, é primordial o incentivo à adoção de hábitos de vida saudáveis, bem como o autocuidado. Neste sentido, a população deve procurar as Unidades de Saúde da Família dos seus municípios para a realização dos exames preventivos”, concluiu Hélio Soares.


Da Redação
Com Secom-PB
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.