Últimas Notícias

Dez espetáculos fazem o ‘Roteiro das Paixões’ em JP

Serão 22 apresentações, todas gratuitas, em 12 bairros da Capital, até o dia 1º de abril.
Dez espetáculos serão encenados a partir desta sexta-feira (23) no ‘Roteiro das Paixões 2018’, promovido pela Prefeitura de João Pessoa. Serão 22 apresentações, todas gratuitas, em 12 bairros da Capital, até o dia 1º de abril. Além dos bairros de origem, quatro espetáculos foram selecionados para encenação na Casa da Pólvora, Parque da Lagoa, Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena e Centro Cultural Gervásio Maia.
O Roteiro das Paixões começa pelos Bancários, nesta sexta (23) com a encenação de “O Cristo Lampião”, do Coletivo Porta Cênica, a partir das 19h, na Praça da Paz. Esse espetáculo também será apresentado no sábado (24), no mesmo local e horário. O espetáculo tem direção de Kalyne Brito e a história se passa em uma cidade do interior, que é invadida por cangaceiros quando se prepara para a encenação da Paixão de Cristo. Durante a encenação vão sendo narradas as história de Lampião e a Ressurreição de Cristo.
No Geisel, o grupo Cenarium encena no Campo de futebol, às 19h30 deste sábado (24), “O Auto de Deus”, com direção de Sânzia Márcia. A ação desenvolve-se em flashbacks, no qual Jesus, três minutos antes de sua morte, narra sua vida e seus feitos durante o período em que esteve entre os homens. O “Auto de Deus” volta a ser encenado no domingo (25), no mesmo local e horário, e no dia 1º de abril, no Centro Cultural Gervásio Maia, às 19h.
No Varadouro, o Centro Cultural Casa da Pólvora recebe, às 19h deste sábado (24), “A Paixão de Cristo Segundo as Sagradas Escrituras”, do Grupo Zabala, com direção de Isabel Duarte. O espetáculo, que tem mais de duas décadas de tradição, é encenado por crianças, jovens e adultos integrados na comunidade da Igreja de Santa Rita, no Róger. O espetáculo também será encenado no Alto Róger, na Paróquia Santa Terezinha, na sexta-feira (30), às 19h.
A “Paixão de Cristo Itinerante”, do Grupo Arte Povo, de Mandacaru, será encenada em quatro pontos do bairro, começando pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na terça-feira (27), às 19h. Na quarta-feira (28), estará na Praça da Cultura; na quinta (29), na Beira Molhada e na sexta-feira (30), no Jardim Esther, sempre às 19h. O espetáculo, que conta a morte e ressurreição de Cristo tem direção de Ailton Silva e conta com atores da comunidade.
Na quarta-feira (28), o Coletivo Cara Dupla faz duas apresentações da “Central da Paixão”. Pela manhã, às 9h, o grupo encena o espetáculo na Feira de Jaguaribe, e às 16h, no Mercado Central. O espetáculo tem direção de Romildo Rodrigues e a narrativa se dá a partir de cartas deixadas por Jesus lidas por Maria a um feirante.
Ainda quarta-feira (28), no Santuário da Penha, será encenada a “Paixão de Cristo da Penha: ao Olhar de Maria”, às 19h30. O espetáculo, como diz o título, conta a história a partir da visão da Mãe de Jesus, que testemunha toda a história do Filho. A direção é de Janaína Freire.
A “Paixão de Cristo do Grotão”, do Centro de Formação Frei Virgílio Panzzy, será encenada na sexta-feira (30) no campo de futebol do bairro Funcionários II, e no dia 1º de abril no Parque da Lagoa. O espetáculo conta com cerca de 100 pessoas, entre atores e técnicos, todos do próprio bairro, que participam voluntariamente do espetáculo, seja atuando ou ajudando na confecção das roupas e cenário. A direção é de Gilberto Lima.
A Paixão de Cristo do Valentina, “E Ressurgiu no Meio de Nós”, da Companhia Arte e Vida de Teatro e Dança da Comunidade Adorai, conta a história de Jesus a partir da Santa Ceia. O espetáculo será encenado no dia 30, às 19h, na Vila Olímpica.
O grupo Arca, da Ilha do Bispo, faz duas apresentações da “Paixão de Cristo: Desertos” na sexta-feira (30). A primeira às 4h30 da manhã, saindo da Igreja Senhor do Bonfim e percorrendo as ruas do bairro. A segunda, às 18h30, no Centro Cultural de Mangabeira. O espetáculo, que tem direção de Chagas Neto, conta a vida de Cristo a partir de várias dimensões do deserto. O espetáculo também será encenado no dia 1º de abril na Praça Índio Piragibe, no próprio bairro.
E a “Paixão em Retalhos”, do Coletivo Retalhos, com direção de Joilson Custódio, será encenada nos dias 30 e 31 (sexta e sábado), às 19h, na Praça da Paz (Bancários). Nela, a história de Cristo é contada por uma trupe circense, com músicas e danças da cultura regional.
Programação do Roteiro das Paixões:
Dia 23 (sexta-feira)
20h – Bancários (Praça da Paz) – “Cristo Lampião”
Dia 24 (sábado)
19h – Casa da Pólvora – “A Paixão de Cristo Segundo as Sagradas Escrituras”
19h30 – Geisel Campo de futebol (R. Professora Noêmia Ribeiro, s/n) – “Auto de Deus”
20h – Bancários (Praça da Paz) – “Cristo Lampião”
Dia 25 (domingo)
19h30 –Geisel.Campo de futebol (R. Professora Noêmia Ribeiro, s/n) – “Auto de Deus”
Dia 27 (terça-feira)
19h –Mandacaru. Paróquia Sagrado Coração de Jesus (R. Celerina Paiva)
“Paixão de Cristo Itinerante”
Dia 28 (quarta-feira)
9h – Jaguaribe. Feira Livre – “Central da Paixão”
16h – Centro. Mercado Central – “Central da Paixão”
19h – Mandacaru. Praça da Cultura (R. João Brito Lima Moura) – “Paixão de Cristo Itinerante”
19h30 – Praia da Penha. Santuário de Nossa Senhora da Penha – “Paixão de Cristo: Ao Olhar de Maria”
Dia 29 (quinta-feira)
19h – Mandacaru. Beira Molhada (Rua José Augusto Trindade) – “Paixão de Cristo Itinerante”
Dia 30 (sexta-feira)
4h30 – Ilha do Bispo. Igreja Nosso Senhor do Bonfim – “Paixão de Cristo: Desertos”
18h30 – Centro Cultural de Mangabeira
“Paixão de Cristo: Desertos”
19h – Mandacaru. . Jardim Esther (R. Maria Madalena Ramalho Bandeira)
“Paixão de Cristo Itinerante”
19h – Alto Roger (R. Carlos Pessoa, em frente à Paróquia Santa Terezinha)
“A Paixão de Cristo Segundo as Sagradas Escrituras”
19h – Bancários. Praça da Paz – “Paixão de Cristo em Retalhos”
19h – Valentina. Vila Olímpica (R. Sgt. Pedro Nazaré Machado)
“Paixão de Cristo: E Ressurgiu no Meio de Nós”, da Comunidade Adorai
19h30 – Funcionários II. Campo de futebol (R. Antônio Targino da Fonseca) – “Paixão de Cristo do Grotão: Uma Lição de Amor”
Dia 31 (sábado)
19h – Bancários. Praça da Paz – “Paixão de Cristo em Retalhos”
Dia 1º de julho (domingo)
18h – Parque da Lagoa – “Paixão de Cristo do Grotão: Uma Lição de Amor”
19h – Gervásio Maia. Centro Cultural Gervásio Maia – “Auto de Deus”
19h30 – Ilha do Bispo. Praça Índio Piragibe – “Paixão de Cristo: Desertos”
Da Redação
Com Portal Correio
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.