Últimas Notícias

Ricardo lança editais para melhorias na UEPB e incentivo à pesquisa científica na PB

O governador Ricardo Coutinho lança, nesta segunda-feira (19), no Palácio da Redenção, às 10h, editais que têm por objetivo apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, desenvolvidas por pesquisadores paraibanos e também o edital para melhorias na infraestrutura da Universidade Estadual da Paraíba.
Na ocasião, ainda será assinado, por meio do Acordo de Cooperação Técnica e Acadêmica, Concessão de Quotas de Bolsas de Mestrado e Doutorado aos Programas de Pós-graduação stricto sensu acadêmico. As ações voltadas para a área de tecnologia somam um investimento superior a R$ 30 milhões. O calendário com as atividades de Ciência e Tecnologia & Inovação 2018 também será lançado durante a solenidade.
O evento vai contar com a presença do vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Marcelo Morales, do presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação, Jorge Guimarães, do representante da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Alexandre Simões, além de secretários de Estado, autoridades e pesquisadores.
Outro edital que será lançado tem como objetivo convidar pesquisadores vinculados à UEPB, líderes de grupos consolidados, a apresentarem propostas para apoio à execução de projetos de pesquisas, no âmbito dos Centros Estaduais de Infraestrutura Científica e Tecnológica de Caráter Multiusuário-CEICTM. O principal objetivo é o de fomentar e fortalecer os Centros já estabelecidos de infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica, de caráter multiusuário na UEPB em áreas prioritárias para desenvolvimento do Estado da Paraíba, e induzir a organização de novos centros.
Por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), que é vinculada a Seirhmact, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, através do Acordo de Cooperação Técnica e Acadêmica, será lançado edital para Concessão de Quotas de Bolsas de Mestrado e Doutorado a Programas de Pós-graduaçãostricto sensu acadêmico vinculados às Instituições de Ensino Superior – IES e Instituições de Pesquisa, com personalidade jurídica de direito público ou privado, sediadas no estado da Paraíba.
Ainda através da Fapesq, será lançado edital que convida pesquisadores, bolsistas de Produtividade, Categoria I, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), líderes de grupos consolidados, a apresentarem propostas para apoio à execução de projetos de pesquisas, no âmbito do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência – PRONEX, criado por meio do Decreto no. 1857 de 10/04/1996
Termos de Cooperação
Ainda na solenidade, será assinado Termo de Cooperação com a Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) com o com objetivo de estabelecer as condições para selecionar e apoiar atividade de pesquisa, desenvolvimento e inovação, em fase pré-competitiva, em  cooperação, com empresas do setor industrial e Unidades Embrapii localizadas no Estado da Paraíba.
Também será assinado Termo de Cooperação com o CNPQ dentro do edital INCT CNPQ/MCTIC/CAPES/FINEP/FAPESQ 2014 que visa à implantação de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. A Paraíba teve uma proposta da rede RENOFITO de fitoterápicos. Participam pesquisadores de todo o Brasil e exterior das áreas de Farmácia, Química, Engenharia Química e Materiais.
Outro Termo de Cooperação assinado será o FAPESQ/RNP instalação do programa de vídeo monitoramento das 145 câmeras na cidade de Campina Grande. A ideia é interligar o sistema de câmera à rede já existente para garantir banda para implantação das câmeras.
Todos os editais e os termos de cooperação estarão disponíveis para consulta através do endereço eletrônico www.fapesq.rpp.br
CALENDÁRIO DE EVENTOS 2018
1 – EVENTO ROBÓTICA
Todos os anos ocorre o Robótica, evento latino-americano que congrega diversos sub-eventos que visam incentivar as pesquisas e desenvolvimentos na área da Robótica. O Robótica é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), pelo IEEE e pela RobCup Federation. No ano de 2018, o Robótica englobará os seguintes sub-eventos: 1. Finais da XII OBR – Décima Segunda Olimpíada Brasileira de Robótica; 2. XVI CBR -Décima sexta Competição Brasileira de Robótica); 3. VIII MNR – Oitava Mostra Nacional de Robótica; 4. IX WRE – Nono Workshop de Robótica na Educação; 5. XV LARS – Décimo Quinto Latin America Robotics Symposium (Simpósio Latino Americano de Robótica); XVII LARC – Décimo Sétimo Latin American Robotics Competition (Competição Latino-Americana de Robótica). Estes eventos ocorrerão todos em paralelo, entre os dias 06 e 10 de Novembro de 2018, de terça a sábado.
O Robótica 2018 é um evento que dura cinco dias e conta com participação estimada de 1.500 participantes de toda a América Latina, sendo os participantes de alunos do ensino fundamental até pesquisadores doutores. É um evento singular com grande capacidade de entretenimento aos mais de 40.000 visitantes esperados, além de enorme mídia espontânea gerada. Nestes eventos, participarão estudantes de ensino fundamental, médio, e estudantes de graduação e pós-graduação de universidades do Brasil e da América Latina, além de professores e pesquisadores da academia e da indústria. O site do evento em 2017 pode ser visualizado em http://www.robotica.org.br.
2 – EXPOTEC 2018
Uma das maiores feiras de tecnologia do Brasil organizada pelo Estado da Paraíba conjuntamente com ANID, CGI.BR eNIC.BR. No ano passado, o evento contou com mais de 4.000 inscritos. Este ano, a feira ocorrerá de 5 a 10 de novembro.
3 – ESCOLA INTERNACIONAL DE COMPUTAÇÃO QUÂNTICA
Evento de pequeno porte que contará com 150 participantes e mais de 20 convidados internacionais, dentre eles dois Laureados com Prêmios Nobel:  a Professora Ana Maria Cetto, da Universidade do México, e professor Sérgio Aroche, do Collège de France. O Evento é promovido pelo Comitê Gestor da Internet através da Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID) e será realizado em agosto de 2018.
4 – SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 
O Estado da Paraíba vem organizando, pelo oitavo ano consecutivo, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento tem como objetivo valorizar o que é produzido na área pelos estudantes da rede pública de ensino em diversos municípios. Este ano, o evento terá como tema “Ciência para a redução das Desigualdades” e será realizado de 15 a 21 e outubro.
5 – CAMPUS ACADEMY
Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Governo do Estado realiza o Campus Academy. O evento é voltado para alunos das Escolas Técnicas do Estado da Paraíba na área de empreendedorismo e será realizado no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa de 16 a 18 de maio
Da Redação
Com Parlamento PB
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.