Últimas Notícias

VEÍCULOS DO BRASIL TERÃO DE TROCAR SUAS PLACAS PARA SEGUIR O PADRÃO MERCOSUL

Toda a frota brasileira terá que trocar as atuais placas de identificação do veículo por outras que seguem o padrão dos países que compõem o Mercosul. O prazo para que essas mudanças sejam executadas é até 2023.

A resolução deve ser publicada no “Diário Oficial” da União (DOU) desta quinta-feira (8) e determina que os carros novos adotem a nova placa até 1º de setembro de 2018.

A placa no padrão Mercosul deve ser usada em todos os veículos do país até 31 de dezembro de 2023. Caberá ao órgão de trânsito de cada estado determinar a data de início da implementação da nova placa.

Modelo da placa

Agora as placas terão fundo branco com margem superior azul, tendo, ao lado esquerdo, o logotipo do Mercosul. Ao lado direito, ficará a bandeira do Brasil e, ao centro, o nome do país.

“O atual modelo com três letras e quatro números será substituído por outro com sete caracteres alfanuméricos (letras e números), com combinação aleatória que será fornecida e controlada pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). O último caractere da placa será sempre um numeral”, diz a resolução.

De acordo com o texto, as placas terão um chip e código de barras bidimensionais dinâmicos, os “QR code”, e que devem ser homologadas junto ao Denatran.

A cor dos caracteres alfanuméricos e das bordas da placa de identificação veicular será determinada conforme a categoria dos veículos. São elas:

-preta para carros particulares;

-vermelha para comerciais;

-azul para carro oficial ou de representação;

-dourada para diplomático/consular;

-verde para especiais (experiência e fabricantes de veículos, peças e implementos);

-cinza prata para veículos de coleção.



Da Redação

Com  Portal T5
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.