Últimas Notícias

Casos de viroses aumentam no período chuvoso em JP, alerta médico

A mudança das estações climáticas favorece as doenças sazonais, ou seja, aquelas que ocorrem mais em determinadas estações do ano. No período de chuvas, que vai de abril a julho, há um acréscimo no número de atendimentos nos prontos atendimentos e ambulatórios.
No Complexo de Pediatria Arlinda Marques, que integra a rede hospitalar do Estado, a procura por estes serviços aumenta em mais de 20% nesta época. “A primeira coisa que devemos ter certeza é que o calendário vacinal da criança esteja atualizado, prevenindo doenças que podem ter sua imunidade através das vacinas”.

O alerta é do médico pediatra Fabiano Oliveira de Alexandria. Segundo informações da assessoria do Arlinda Marques, em dias normais, são atendidas cerca de 120 crianças por dia, o que corresponde a 3,6 mil atendimentos ao mês, mas no período de chuvas esses números chegam a dobrar e a maioria são de casos de doenças respiratórias.

No período chuvoso aumenta muito a incidência de viroses respiratórias, doenças do aparelho digestivo, doenças de pele como larva migrans, piodermites e micoses e situações externas como desidratação decorrente de doenças diarreicas. “As viroses mais comuns e frequentes são as que precisam de contato, como resfriado ou gripe, bronquiolites, conjuntivites, dentre outras. O médico alerta que neste período deve se evitar aglomerações de pessoas quando a criança é muito pequena (menor que seis meses), estar em dia com as vacinas habituais, ingerir bastante líquido e suco de frutas, alimentação variada e adequada para a idade, andar calçado, lavar sempre as mãos antes de ingerir alimentos, tomar banhos nas horas certas e monitorar a forma que as crianças maiores fazem sua própria higienização”.

Da Redação
Com PB Agora
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.