Últimas Notícias

Edital de concurso da PM tem ‘masculinidade’ como critério de seleção, instituições querem que o mesmo seja revogado

A Polícia Militar (PM) do Paraná abriu 16 vagas para cadetes em um concurso público com inscrições a partir desta segunda-feira (13). A instituição tem 72 critérios da avaliação psicológica para avaliar se os candidatos possuem o perfil pré-estabelecido para o cargo. “Masculinidade” esta entre as características esperadas dos candidatos.
As vagas são para homens e mulheres com até 30 anos. No entanto, o número de vagas preenchidas por mulheres não pode ultrapassar 50% do total, em respeito à Lei Estadual nº 14.804/2005.
O critério “masculinidade” é descrito no edital como “capacidade de o indivíduo em não se impressionar com cenas violentas, suportar vulgaridades, não emocionar-se facilmente, tampouco demonstrar interesse em histórias românticas e de amor”.
O documento diz que o candidato teve ter uma “masculinidade” em grau maior ou igual a “regular”.
A Aliança Nacional LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Intersexuais) e o Grupo Dignidade publicaram uma nota de repúdio ao caso. Para estes grupos, a PM está discriminando mulheres.
“Fere a Declaração Universal de Direitos Humanos e a Constituição Federal Brasileira no que diz respeito à igualdade de todas as pessoas, além de estar na contramão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU) em relação ao alcance da igualdade entre os gêneros”, diz a nota.
As instituições querem que o edital seja revogado.
O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) informou ao ‘G1’ que está avaliando o posicionamento do órgão em relação ao edital. A coordenadora da Comissão de Avaliação Psicológica do CRP-PR, Mari Angela Calderari Oliveira, adiantou que o documento tem outros itens em desacordo com o que deve ser uma avaliação psicológica em concursos público.
Segundo a coordenadora, a Resolução nº 2/2016 do Conselho Federal de Psicologia (CFP) instituiu normas para a avaliação psicológica e criação do perfil profissiográfico, que define competências avaliadas em processos seletivos. O órgão emitirá uma nota quando concluir a avaliação do edital.
O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), responsável pela realização do processo seletivo, informou ao site que os termos do edital são de responsabilidade da PM.
Da Redação
Com G1
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.