Últimas Notícias

ODEBRECHT TINHA RESPONSÁVEL POR PROPINA DESDE 1990, DIZ MARCELO

Desde 1900 a empreiteira Odebrecht mantinha um funcionário responsável pelo pagamento de propinas. A revelação foi feita pelo ex-presidente da empresa, Marcelo Odebrecht, em depoimento nesta segunda-feira, 6, ao juiz federal Sérgio Moro.


Marcelo disse ainda que o departamento de Operações Estruturadas da empresa foi criado por Hilberto Mascarenhas, funcionário colocado por ele na função de gerenciar as propinas, em 2005, por iniciativa do funcionário, que passou a fazer um controle dos pagamentos, sem autorização do comando da empresa.

“Nos anos 1980, os pagamentos não contabilizados eram feitos dentro dos próprios projetos. Mas aquele modelo era arriscado e contaminava a contabilidade como um todo. Pensava-se que pessoas estavam roubando a empresa dentro da própria empresa. Então, a partir de 1990, decidiu um modelo em que os pagamentos não contabilizados passariam a ser feitos todos por doleiros e teriam pessoas responsáveis por isso no grupo. Desde então, sempre tivemos uma pessoa responsável por repassar recursos aos doleiros. A última pessoa foi o Hilberto, que fazia a mesma coisa que as outras pessoas faziam, ele pediu a criação de um departamento. Essa foi a única mudança. Mas ele passou a fazer alguns controles e sistemas que ninguém na empresa sabia e a abrir contas de pagamentos, que não era para ser feito, porque era feito por doleiros”, afirmou. “Hilberto não deveria saber quem era o beneficiário e qual o centro de custos. Ele sabia muito mais do que deveria saber. Não era para haver controle, mas ele fez”, completou.

Segundo destaca o Paraná Portal, Marcelo Odebrecht é réu em ação penal relativa à 26ª fase da Operação Lava Jato, que apura a existência de sistemas para o gerenciamento de propinas dentro da empresa.

Da Redação
 Com Blogger do Felipe Silva

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.