Últimas Notícias

Mari/PB, não aparece bem no Ranking de Transparência, mas Assessoria publica matéria afirmando que está em 4º lugar; Veja a verdade extraída do TCE/PB e EBT!

A assessoria da gestão do prefeito Antônio Gomes no município de Mari, na zona da mata paraibana, publicou nesta sexta-feira (14), matéria com o título “PREFEITURA DE MARI DISPARA E ASSUME A 4º POSIÇÃO NO RANKING DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS PARAIBANOS”. A matéria que inclusive vem sendo compartilhada nas redes sociais por auxiliares/assessores da gestão afirma que o município “aparece em 4º lugar no ranking da transparência dos municípios paraibanos”. Cidadãos chegaram a questionar a matéria, já que o município de Sapé também divulgou que se encontra no 4º lugar.

Segundo os últimos dados publicados pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba - TCE/PB, o município de Mari se encontra na posição 105 com um índice ruim em termos de transparência, e não na quarta posição, como é dito erroneamente na matéria da assessoria. Na verdade, quem assume a 4ª posição é o município de Sapé, segundo confirma a avaliação do Escala Brasil Transparente (EBT), do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), onde o município de Mari sequer aparece, conforme pode ser constatado no link do EBT: http://transparencia.gov.br/brasiltransparente?ordenarPor=posicao&direcao=asc

No Estado, foram avaliadas pelo EBT as 10 maiores cidades. Guarabira foi a melhor colocada (1º lugar), com uma pontuação de 8,51. Na sequência, as outras cidades da Paraíba que aparecem na lista são: João Pessoa (7,99), Cabedelo (7,63), Sapé (6,99), Campina Grande (6,70), Cajazeiras (6,00), Bayeux (5,76), Patos (5,60), Santa Rita (5,39) e, no último lugar foi a cidade de Sousa, no sertão paraibano, com 3,90.

O estudo do EBT/CGU verificou o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência nos Estados e no Distrito Federal. Em detalhes foram analisados a Transparência Passiva, que é a disponibilização de informações mediante o atendimento a demandas específicas de uma pessoa física ou jurídica, e a Transparência Ativa, que é entendida como aquela em que há disponibilização da informação de maneira espontânea (proativa) pelo Estado, Distrito Federal e município.

Veja a tabela com os 10 municípios paraibanos no Ranking de Transparência do EBT:





Da Redação
Do Portal Umari
Com informações do EBT e TCE/PB
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.