Últimas Notícias

Polícia indicia João de Deus sob suspeita de violação sexual mediante fraude

A Polícia Civil de Goiás concluiu a primeira investigação sobre o caso João de Deus e o indiciou sob suspeita de violação sexual mediante fraude.
O relatório final do inquérito sustenta que em 24 de outubro, a pretexto de fazer um tratamento espiritual, o médium molestou uma mulher de cerca de 40 anos na Casa Dom Inácio de Loyola —​espécie de hospital de cirurgias espirituais que ele fundou em Abadiânia (GO).
O depoimento dela à polícia foi publicado nesta quinta (20) pela Folha. ​”É um estelionato sexual. A vítima foi lá para ser curada. Ele se aproveitou dessa situação, a enganou e abusou dela sexualmente”, afirmou o delegado Valdemir Pereira. ​
O indiciamento significa que a polícia considera os indícios colhidos na investigação suficientes para que o suspeito seja denunciado. O caso será enviado agora para o Ministério Público de Goiás, que decidirá se apresenta a acusação à Justiça.
Se condenado pelo crime sexual, João de Deus pode pegar entre dois e seis anos de prisão em regime fechado.
O médium prestou depoimento no domingo (16), dia de sua prisão, e negou ter abusado de pacientes em seu centro espírita. Questionado sobre o atendimento de 24 de outubro, ele confirmou ter recebido a mulher, mas negou a violência sexual e disse que ela teria de provar o que disse.
Antes de concluir o inquérito, os investigadores levaram a denunciante à Casa Dom Inácio e ela reconstituiu a agressão.
Segundo o depoimento dela, após a violação, o médium teria pedido que ela não contasse o que ocorreu a ninguém e a teria presenteado com dois quadros religiosos e um cristal.
“Isso ficou muito claro, é uma prática dele: abusa sexualmente da vítima e depois dá presentes”, comentou o delegado.
Também nesta quinta, a polícia instaurou novo inquérito contra João de Deus por posse ilegal de armas.
Na terça (18), foram apreendidos três revólveres, uma pistola e uma garrucha, todos sem registro, no quarto dele, em Abadiânia.
O caso que embasou o indiciamento também foi usado para requerer a prisão preventiva do médium. A denúncia foi feita na segunda (10), após os primeiros relatos  sobre abusos serem divulgados.
A suposta vítima contou ter ido com o namorado e a cunhada à Casa Dom Inácio. Enquanto aguardava na antessala, João de Deus teria se aproximado e pedido para que os acompanhantes saíssem, pois ela precisava de “atendimento individual”.
O médium, então, teria apagado a luz, a colocado de costas e começado a passar as mãos em suas costas, braços e barriga. Em seguida, teria passado a massagear seu baixo ventre, ao mesmo tempo em que pedia que mexesse o quadril.
A denunciante contou ter tentado se esquivar e, então, passado a observar as atitudes de João de Deus. Relatou que pedia calma a si própria mentalmente e que determinou que encerraria a sessão se percebesse que o médium tinha uma ereção.
“Desde que houve o desligamento da luz e ficou de costas para o autor, sentiu-se constrangida e, por ser da religião espírita, percebeu que a conduta não era comum em tratamento espiritual”, diz transcrição do depoimento à Polícia Civil.
João de Deus teria acendido a luz e perguntado o que a paciente achava estar acontecendo ali. Ela disse ter respondido que acreditava ser um tratamento para seu útero, ao que ele teria novamente deixado o ambiente na penumbra e, na sequência, solicitado que ela massageasse a barriga dele.
Segundo o depoimento, o médium perguntou se a paciente “queria outro tratamento daquele ou se só aquele bastava”. Ela disse ter ficado em silêncio porque temia demonstrar que estava nervosa e gerar alguma situação agressiva por parte dele. Se gritasse, explicou, poderia ser maltratada pelos trabalhadores e frequentadores do local.
“Assim permaneceu em pânico, enquanto massageava a barriga do médium, que pediu para ela continuar e que fizesse a massagem com mais amor, carinho”, prossegue o relato.
João de Deus teria pedido para a denunciante abaixar a mão, quando ela teria notado que uma parte do pênis dele estava para fora da roupa. “Ele arrumou as calças, acendeu a luz e pediu para escolher um dos quadros que estavam expostos em cima da mesa”, afirmou ela.
A suposta vítima disse ter sido presenteada com duas telas, com imagens de Nossa Senhora, uma escolhida por ela própria e a outra pelo médium.
Ele então teria destrancado o cômodo, pedido que ela saísse e a apresentado ao público de forma elogiosa. “Pediu que ela escolhesse um dos cristais que estavam no salão. E pediu para que ela não relatasse a forma do tratamento para ninguém”, concluiu a depoente.
Para os investigadores, esse e outros casos demonstram que João de Deus se aproveitava da vulnerabilidade “psicoemocional” das pacientes —fragilizadas por conta de doenças— para praticar os abusos. Para isso, usaria uma estratégia de intimidação, ao isolá-las dos demais atendidos, além de dar às violações uma roupagem de ritual de fé.
A defesa do médium ainda não se pronunciou. ​
“Cada narrativa [das vítimas] deverá ser analisada cuidadosamente, porque pode conter relato de violência real, ou emprego de fraude, ou, em diversas hipóteses, de vulnerabilidade da vítima, o que poderá configurar estupro de vulnerável”, diz a promotora Silvia Chakian, da força-tarefa do Ministério Público de SP.
“Quem vai atribuir essa tipificação no momento da denúncia é o Ministério Público, titular da ação penal, ainda que o investigado tenha sido indiciado por crime diverso.”

DENÚNCIAS

​​As denúncias contra João de Deus têm se avolumado desde o sábado (8), após 13 supostas vítimas relatarem violações à TV Globo e ao jornal O Globo.
Na última semana, Aline Saleh, 29, contou à Folha que esteve na Casa Dom Inácio em 2012, foi levada para um banheiro, posta de costas e que João de Deus colocou a mão dela em seu pênis.
Desde então, a força-tarefa montada pelo Ministério Público de Goiás para investigar o caso recebeu 506 relatos sobre supostos abusos cometidos pelo médium. A maioria chegou por e-mail e as denunciantes estão sendo chamadas a prestar depoimentos.
Na última sexta (14), a Justiça decretou a prisão preventiva dele. João de Deus ficou escondido num sítio na zona rural de Abadiânia até se entregar na tarde de domingo (16) e ser levado para a prisão em Aparecida de Goiânia. ​​O momento da apresentação foi registrado com exclusividade pela Folha. ​

Da Redação
Com  Folha de S.Paulo
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.