Últimas Notícias

Juíza suspende aumento de passagens em João Pessoa, mas ato do prefeito mantém reajuste

Uma decisão da juíza Silvana Gouveia Cavalcanti, da 2ª Vara de Fazenda Pública da Capital, suspendeu o aumento das passagens de ônibus em João Pessoa. Ela atendeu a uma ação civil pública com pedido de Tutela promovida pela entidade ‘Rede Minha Jampa’ que apontou existência de “vício de competência originária” porque o reajuste não recebeu a sanção do prefeito da capital, Luciano Cartaxo (PV).
“Os novos valores foram publicados através da Portaria Nº 003/2019, exarada pelo Superintendente Executivo de Mobilidade Urbana de João Pessoa, o Sr. Adalberto Alves Araújo Filho, e veiculada no Semanário Oficial do Município de João Pessoa, edição do período de 06 a 12 de janeiro de 2019 – nº 1667 – Pág. 015/45, no dia 18 de janeiro de 2019, com efeitos retroativos ao dia 13 do corrente ano. Ocorre que, o aumento por meio de ato administrativo da lavra do Superintendente Executivo de Mobilidade Urbana de João Pessoa é ilegal, uma vez que não possui competência para autorizá-lo”, diz o texto da ação da entidade contra o Município de João Pessoa, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), Consórcio UNITRANS, Transnacional-Transportes Nacional de Passageiro-LTDA, Consórcio Nossa Senhora Navegantes e Viação São Jorge LTDA.
O reajuste levou o preço da tarifa de ônibus da capital de R$ 3,55 para R$ 3,95 em 11 de janeiro de 2019.
Segundo a decisão da juíza, que determinou o efeito retroativo ao dia 13 de janeiro, quando o aumento entrou em vigor, a aprovação dos reajustes tem que ser sancionados pelo chefe do Executivo municipal, no caso, o prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo (PV) – o que não teria acontecido.
Edição extra – Ainda nesta sexta-feira, 8, uma edição extra do Semanário do Município de João Pessoa trouxe um ato assinado pelo prefeito confirmando a decisão do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana. Confira a íntegra:
Da Redação
Com Parlamento PB
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.