Últimas Notícias

Em Mari, dia ‘D’ do Novembro Azul surpreende e tem número recorde de participantes

A prefeitura de Mari, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na tarde da última sexta-feira (15), o dia “D” da campanha do Novembro Azul. A ação aconteceu na praça da Academia ao Ar livre, com o objetivo de lembrar a importância da prevenção ao câncer de próstata e os cuidados com a saúde do homem.
A programação deste ano superou o número de homens atendidos nos serviços de exames de glicemia, PSA, aferição da pressão arterial e serviços de barbearia, além de avaliação física, apresentação de artes marciais pela academia Combat, corrida de pedestre, torneio de vôlei de areia, torneio de dominó e distribuição de brindes.
Ao final foram oferecidos aos ganhadores das competições premiações em dinheiro.
De acordo com a Secretária de Saúde, Emanuelle Chaves, a campanha tem um alto grau de importância e deve ser levada a sério. “Saúde não é brincadeira e precisamos cada vez mais nos conscientizar disso. Estamos engajados nesse movimento e queremos oferecer todo o suporte de apoio necessário aos cidadãos.
Conforme dados da secretaria de saúde, foram realizados 103 exames de PSA – Antígeno Prostático Específico, sendo identificados 03 casos de alterações da próstatas, os quais já foram encaminhados para consulta específica com urologista.

Para o Secretário Adjunto da Secretaria de Saúde, Nilcélio Antônio, a preocupação da gestão Municipal é cuidar desde a atenção básica até a especializada, permitindo o acesso de todos aos sistemas de saúde. “A campanha do novembro azul é uma dessas oportunidades de tratar da saúde do homem, investindo na informação, na prevenção e em quebrar as resistências e preconceitos” disse Nilcélio.
Presentes ao evento, a vice-prefeita, Karina Melo; o secretário Chefe do Gabinete do Prefeito, Manuel Batista; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Severino Ramo; Gerentes das secretarias municipais, a vereadora Neta do Sindicato, personalidades do meio artístico e jornalístico, população em geral, e a participação maciça da empolgada equipe da secretaria de saúde.
Novembro Azul – É um movimento mundial que acontece durante esse período para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.
Da Redação 
Com Ascom/PMM
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.