Últimas Notícias

Paraíba está entre os Estados com melhor desempenho no combate ao coronavírus


A Paraíba figura entre os Estados da Federação que tiveram o melhor desempenho frente ao combate do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com o levantamento realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), publicado nesta semana, o estado está entre os cinco mais satisfatórios no ranking, ficando à frente da Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Rio e São Paulo. A avaliação leva em conta um conjunto de ações que engloba, entre outras coisas, a transparência, a taxa de mortalidade pela doença e a proporção de casos por habitantes.

A Paraíba deu início ao Plano de contingência para o Combate à Covid-19 em fevereiro deste ano. Desde então, o Estado soma mais de 200 dias de trabalho ininterrupto, investimento em ampliação de leitos, prevenção da doença e EPIs. De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, a pesquisa ratifica que os esforços do Governo do Estado geram resultados positivos na luta contra o vírus.
“Temos em vigência um plano de contenção robusto elaborado e executado com antecipação, que mesmo durante os períodos mais críticos da pandemia no País permitiu que a Paraíba não atravessasse o temido colapso das UTIs. Investimos na contratação de profissionais, em testagem da população e em medidas de prevenção, tanto nas unidades de saúde, quanto em ações educativas para a população”, enfatiza o secretário.
Esta edição do levantamento ainda traz um alerta geral: pela primeira vez desde o início do ranking, no começo de abril, a taxa de mortalidade média do Brasil avançou ante a divulgação anterior, de 2,99% para 3,59%. No caso da Paraíba, a média sofreu um decréscimo. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou que o número de casos de óbitos nas últimas 24h, e de pessoas com início de sintomas da Covid, diminuiu em 33% desses números no período de 14 dias.   
Sobre o Ranking – O levantamento foi criado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), uma instituição suprapartidária, e publicado com exclusividade pelo site Broadcast. O ranking tem o propósito de mitigar as perdas de competitividade dos Estados perante a doença, a partir de uma análise comparativa entre eles. Quanto maior a nota final, pior é o desempenho dos Estados no enfrentamento da pandemia. 


Da Redação
Com Portal do Litoral
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.