Os vereadores do Município de Caaporã reunidos em sessão nesta quinta-feira (10), atenderam a recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) e reprovaram mais uma conta do ex-prefeito, Dr. João Batista Soares (MDB), desta vez, referente ao ano de 2013. Com a decisão, o ex-gestor permanece inelegível com base na lei ‘Ficha Limpa’.
Seguindo o parecer do TCE, os vereadores Biu de Zezé, Aremilson, Felipão, Dorival Almeida, Irmão Fred, Toninho do Frigorifico e Paulo Sá, decidiram seguir a orientação do TCE que rejeitou as contas de 2013 do ex-prefeito, por despesas não comprovadas.
Já os vereadores Oto Mariano e Irmão da Farmácia, se abstiveram de votar. O vereador Alvinho faltou a sessão.
No ano de 2013, foram apontadas 22 irregularidades nas contas apresentadas pelo ex-gestor.
O parecer de reprovação aponta as seguintes irregularidades:
Falta de repasses a previdência do município, obras inacabadas com recursos esgotados, déficit orçamentários e financeiros que ultrapassam os 7 milhões, registros contábeis incorretos, falta de cumprimento do piso salarial da educação, ausência de comprovação de gastos com passagens aéreas, inclusive para Gramado-RS, serviços não realizados no centro cultural.
A primeira reprovação pela Câmara de uma das contas do ex-prefeito, o médico Doutor João, aconteceu no ano de 2017 quando analisaram e decidiram reprovar as contras referentes ao ano de 2011 que também tinham sido reprovadas pelo TCE.
Reincidência na reprovação das contas.
João Batista Soares foi prefeito de Caaporã por cinco mandatos. Ele já tem contas reprovadas e inelegibilidade sentenciada pela Câmara de Vereadores de Caaporã.
• Contas de 2005 reprovadas pelo TCE.
• Contas de 2010 reprovadas pelo TCE com aplicação de multa no valor de R$ 386.181,00.
• Contas de 2011 reprovadas pelo TCE com recursos e débito final de R$ 332.227,08 ao ex-prefeito e reprovadas pela Câmara Municipal.
- Contas de 2013 reprovadas Pelo TCE e Câmara Municipal tendo todos os recursos negados com apontamento de 22 irregularidades
Da Redação
Com Portal do Litoral