Últimas Notícias

Justiça eleitoral multa João Almeida, Raoni Mendes e Ruy Carneiro por propaganda antecipada – VEJA DOCUMENTOS

 


A juíza eleitoral Cláudia Evangelina Chianca Ferreira de França, da 1ª Zona Eleitoral, decidiu neste sábado (10) punir as campanhas de João Almeida (SD), Raoni Mendes (DEM) e Ruy Carneiro (PSDB), candidatos à Prefeitura de João Pessoa, por propaganda antecipada nas redes sociais.

Na avaliação da juíza, os três candidatos publicaram e fizeram o impulsionamento de conteúdos fora do período permitido e com interesse eleitoral. Os três candidatos foram condenados a pagar multas.

A coligação “A Cidade no Ritmo Certo”, a qual o candidato Ruy Carneiro (PSDB) faz parte, recebeu com surpresa a decisão e vai recorrer por considerá-la equivocada, já que os parlamentares têm por obrigação prestar contas de seus mandatos, inclusive nos meios digitais.

“A equivocada decisão termina por condenar um parlamentar por ter publicado nas redes matérias relativas à sua atuação parlamentar. Ora, o parlamentar não só pode como deve prestar contas de seu mandato. Termina-se criando proibição que a lei não prevê, em clara contraposição à jurisprudência das Cortes eleitorais”, afirma o advogado Harrison Targino, coordenador jurídico da coligação.

O coordenador jurídico da campanha de Raoni Mendes, Daniel Moura, disse que já entrou com recurso da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Ele afirmou ao Polêmica Paraíba que considera a sentença não será sustentada, pois em outros municípios, juízes eleitorais entenderam que não houve irregularidade em casos semelhantes.

“Nossa conduta, segundo a jurisprudência formada desde 2018 pelo TSE, não é considerada propaganda antecipada. O TSE fixou os limites de promoção pessoal na pré-campanha e foi com base nesses limites que Raoni agiu”, explicou Daniel.

A reportagem do Polêmica Paraíba tentou entrar o contato com o candidato a prefeito João Almeida ou com sua assessoria, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

Clique aqui e confira a multa designada ao candidato Ruy Carneiro.

Clique aqui e confira a multa designada ao candidato Raoni Mendes.

Clique aqui e confira a multa designada ao candidato João Almeida.

Da Redação

Com Polêmica Paraíba

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.