Últimas Notícias

Polícia Civil orienta população sobre golpes em leilões de veículos

 


A Polícia Civil da Paraíba orienta a população a adotar cuidados na hora de participar de leilões de veículos promovidos na internet. Criminosos estão usando a rede para divulgar falsos leilões virtuais e aplicar golpes que podem superar a marca dos R$ 100 mil.

No entanto, algumas medidas simples que podem ser adotadas por qualquer pessoa podem prevenir as fraudes. É o que explica a delegada Josenise Andrade, da Delegacia de Defraudações e Falsificações de João Pessoa.

“A pessoa que está interessada em participar de leilões na internet precisa fazer a visita aos veículos antes de qualquer pagamento. A visitação é um direito do interessado em arrematar o bem e deve ser feita antes de fazer qualquer lance “, observa a policial.

“Exigindo fazer a visita antes, o interessado evita de cair em golpe. Se o leilão for uma fraude, o criminoso não terá como apresentar o veículo para ser visitado”, completou.

Os sites de leilões oficiais seguem protocolos definidos em lei. Entre outras exigências, precisam ser organizados por leiloeiros cadastrados em junta comercial do Estado. A lista com o nome dos leiloeiros cadastrados na Junta pode ser consultada por qualquer cidadão. A medida pode ajudar a identificar os falsos leiloeiros.

Outra orientação da Polícia Civil é verificar o endereço virtual do site. Ele precisa ser concluído em “com.br”.

“Os sites oficiais de leilões possuem o domínio terminado em ‘com.br’.  Se houver alguma diferença e o domínio for terminado apenas com o ” com” ou “br/ br” ou qualquer outra variação, a pessoa deve desconfiar e não realizar nenhum lance neste de site, porque provavelmente não é idôneo”, declarou a delegada.

Por último, a Polícia observa que a ausência do edital pode ser outro indício de fraude.

“Todo leilão tem que ter um edital. O cidadão precisa verificar se esse edital está disponível no site. Se não tiver, é outro sinal de alerta”, concluiu.

A Polícia Civil instaurou inquéritos criminais para apurar a ação de criminosos em João Pessoa praticando os golpes envolvendo leilões de veículos.

As pessoas que identificarem qualquer portal com sinais suspeitos de fraude devem acionar a Polícia Civil da Paraíba, por meio do Disque 197 ou através da delegacia mais próxima.

Em João Pessoa, a Delegacia de Defraudações e Falsificações funciona na Central de Polícia Civil, no bairro do Geisel.

 

Da Redação

Com Assessoria de Imprensa. Polícia Civil da Paraíba

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.