Últimas Notícias

Projeto gratuito trata zumbido crônico com eletroacupuntura


 Interessados em participar do projeto ou obter mais informações devem entrar em contato com a médica Mayra Feitas.

Uma médica acupunturista do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em João Pessoa, está desenvolvendo um projeto que busca tratar o zumbido no ouvido por meio de eletroacupuntura. Quem tem sofre muito e, muitas vezes, ignora que existe tratamento. Chamado cientificamente de Acufen, o zumbido no ouvido é um problema que afeta cerca de 15% da população mundial.

 “O zumbido é um sintoma definido como uma percepção sonora sem uma fonte geradora de som, que pode se manifestar nos ouvidos ou na cabeça. Apresenta uma grande variedade de fatores associados à sua manifestação, e se diz crônico quando persiste por mais de seis meses”, esclarece a médica Mayra Freitas. “Pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais prevalente depois dos 60 anos”.

Geralmente, acrescenta a especialista, “o zumbido é uma percepção auditiva ‘fantasma’, que é percebida apenas pelo paciente — e isso dificulta a investigação do problema”, diz. Para muitas pessoas, o zumbido pode parecer chiado, apito, cigarra, cachoeira, panela de pressão ou, até mesmo, ainda que seja raro, o barulho do coração batendo no ouvido e alguns cliques ou estalos.

“Pessoas que apresentam esses sintomas podem se inscrever para ter acesso à terapia com eletroacupuntura. Para isso, é necessário ter a partir de 18 anos de idade e apresentar zumbido crônico, ou seja, que existe há mais de seis meses”, orienta Mayra Freitas. Eletroacupuntura é uma modalidade terapêutica neuromodulatória, onde pequenos estímulos elétricos são aplicados em algumas agulhas inseridas em pontos específicos de acupuntura.

Como participar

Os interessados em participar do projeto ou obter mais informações devem entrar em contato com a médica Mayra Feitas por meio de WhatsApp (83 98808-2430) ou e-mail (mayrafreitas@hotmail.com). O público-alvo são pessoas com 18 anos de idade ou mais que sofrem com zumbido crônico (que ocorre há mais de seis meses). Não podem participar: gestantes; pacientes que têm alguma prótese interna; cardiopatas severos; e pessoas que já fizeram eletroacupuntura antes.

Como funciona

O tratamento com eletroacupuntura integra um projeto de mestrado que é realizado por meio de parceria entre o HULW e o Gepaez/UFPB (Grupo de Estudo e Pesquisa em Audição, Equilíbrio e Zumbido) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O projeto é executado pela médica Mayra Ferreira de Freitas Montenegro, sob supervisão e orientação da professora doutora Marine Raquel Diniz da Rosa, fonoaudióloga responsável pelo Gepaez/UFPB.

O tratamento é feito no Ambulatório de Acupuntura do HULW, onde são realizadas dez sessões, sendo duas por semana, sempre nas terças e quintas-feiras, nos turnos da manhã ou tarde. “Vários estudos têm sido publicados atribuindo à eletroacupuntura efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, neurorregulatórios e homeostáticos”, ressalta a especialista.

Da Redação

Com Portal Correio

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.